Sons em Trânsito e Pedro Abrunhosa dizem não se deixar intimidar pela embaixada Russa.

2022-07-22 16:12

Categoria: 

Concelho: 

A produtora aveirense “Sons em Trânsito”, agência representante do artista Pedro Abrunhosa, sai a público em defesa do cantor e compositor que é acusado pela embaixada Russa de ter feito referências negativas ao país num recente concerto no AgitÁgueda.

Em defesa do artista, a produtora de Vasco Sacramento diz que Abrunhosa “tem um profundo respeito e admiração pelo povo russo, pela cultura russa e em nenhum momento colocou isso em causa na sua actuação em Águeda ou em qualquer outro espectáculo” mas que “não confunde a Rússia e o seu povo com o seu regime ou com os seus líderes”.

E num país democrático, como Portugal, diz que continuará a gozar da liberdade de expressão para defender a paz e valores humanistas.

O artista Pedro Abrunhosa e a Sons em Trânsito solicitam um posicionamento ao governo português sobre este assunto por sentirem um tom ameçador por parte da embaixada russa.

“Compreendemos que a Embaixada da Rússia não entenda facilmente o significado de liberdade de expressão, mas não deixa de ser inédito e muito preocupante que um cidadão português, em Portugal, seja assim intimidado por uma representação diplomática estrangeira”.

No comunicado emitido pela Embaixada Russa é referido que a voz de Pedro Abrunhosa se ouviu nos corredores do poder russo e que as autoridades daquele país ficarão atentas às actividades do Músico.

“Também as vozes das crianças, das mulheres e dos cidadãos ucranianos e russos mortos nesta guerra injustificável se fazem ouvir em todo o mundo, e compete aos cidadãos, mormente aos artistas, fazer com que a barbárie não caia na normalização. Pedro Abrunhosa deseja a obtenção da Paz o mais rapidamente possível para o povo ucraniano e povo russo e continuará a utilizar a sua voz e a sua visibilidade para esse fim, ou para outras causas que lhe pareçam justas, sempre que assim o entender”.

Dentro de uma linha que lhe é reconhecida, de ativismo pela paz, pela justiça e pelos direitos humanos, Abrunhosa puxou pelo público com uma frase que deixou os russos irritados (Vladimir Putin, go f*** yourself" - "Putin, vai-te fo***)