Sons em Trânsito apresenta programação do Festival de Músicas do Mundo.

2016-11-03 12:29

Categoria: 

Concelho: 

O Festival “Sons em Trânsito” regressa à casa de origem nove anos após a última edição. Está de regresso de 23 a 26 de Novembro e volta a colocar o centro do mundo, em Aveiro, na casa da produtora Sons em Trânsito, liderada por Vasco Sacramento. Durante quatro noites, o Teatro Aveirense serve de palco a músicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha ou Mali.

No primeiro dia, o Teatro Aveirense abre as portas a Mayra Andrade (Cabo Verde) e a Toumani & Sidiki Diabaté (Mali). Ao segundo dia, o Festival Sons Em Trânsito convida Céu (Brasil) e Vicente Amigo (Espanha). Elza Soares (Brasil) e Aline Frazão (Angola) marcam a terceira noite do Sons Em Trânsito '16.

No derradeiro dia desta sétima edição do festival, o ponto de partida é o Brasil de Ed Motta e o Mali, de Amadou & Mariam, o país de chegada.

A primeira edição do Festival Sons Em Trânsito - Músicas do Mundo de Aveiro decorreu em 2002 durante 5 dias e trouxe à cidade um eclético leque de artistas, esgotando com facilidade o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. No ano seguinte, o festival mudou-se de armas e bagagens para o recém-inaugurado Teatro Aveirense e a adesão do público foi de tal forma que obrigou a organização a pedir autorização aos bombeiros para abrir as frisas técnicas do Teatro.

Em 2004, e já em processo de consagração, foram muitos os concertos que esgotaram antes do dia, destacando-se o emocionante concerto da multi-premiada Omara Portuondo. Na sua quarta edição o festival saiu de casa e, através do apoio do Programa Operacional Cultura, uniu-se a mais três cidades do norte do país, Vila Real, Bragança e Vila Nova de Famalicão. Nas suas duas última edições, em 2006 e 2007, o festival volta a fixar-se no Teatro AVeirense que esgotou sempre.

Em 6 anos de Festival Sons Em Trânsito, passaram por Aveiro 30 mil pessoas, 60 concertos e 47 artistas em representação de 21 países.