Shane Larson em conferência sobre o cosmos.

2017-03-22 09:55

Categoria: 

Concelho: 

Shane Larson na Universidade de Aveiro com nova visão do Cosmos. É o convidado da terceira palestra do ciclo de conferências Horizontes da Física 7.

Quase tudo o que sabemos sobre o Universo foi descoberto a partir do estudo da luz nas suas diversas formas, desde ondas rádio, luz visível e raio X, entre outras.

Hoje, a tecnologia avançada permite-nos ter acesso ao Cosmos através da deteção de ondulações no tecido do espaço-tempo.

Estas ondulações no espaço-tempo, chamadas ondas gravitacionais, transmitem informação não na forma de luz ou partículas, mas sim na forma da própria gravidade.

Em 2015, na manhã do dia 14 de setembro, o tão esperado sinal das ondas gravitacionais chegou ao par de detetores da LIGO. Um em Hanfrod, Washington, e o outro em Livingston, Louisiana.

O sinal era a assinatura de dois buracos negros a fundir e a formar um novo e maior buraco negro.

O evento aconteceu a 1.3 mil milhões de anos-luz de distância e a informação tem estado a viajar até à Terra desde antes de existirem seres multicelulares no nosso planeta.

Nesta palestra, é possível entender melhor esta enorme descoberta, como a LIGO o viu, o que nos ensinou acerca do Universo e o que o futuro nos reserva.

A palestra decorre no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro às 21h30.

Texto e foto: Fisua