Sever em projeto que exalta valor da cultura com evocação de poetas.

2021-07-27 08:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Sever do Vouga, em rede com a SEMA e com os municípios de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar, apresenta um projeto alicerçado no Património Imaterial (literatura/poesia), a história, as tradições e as identidades locais.

Em Sever do Vouga, está em destaque a Poesia, através da obra literária de Fernando Pinto do Amaral, escritor e poeta com raízes severenses, que em muitos dos seus poemas se inspira na paisagem paradisíaca deste Concelho.

Foi a Poesia a inspirar o Projeto “(RE)VIVE & FICA” como evocação da arte literária.

O desafio chegou à comunidade e é na poesia, na dança, no canto, no fado, na música e na pintura que vai mostrar-se ao público no próximo fim de semana (30 e 31 de julho).

O Presidente da Câmara Municipal. António Coutinho, explica que “este projeto de programação cultural em rede, liderado pela SEMA, é uma oportunidade para estimular os sentidos e a relevância do legado do nosso Património Imaterial vertido na Literatura e Poesia dos poetas locais e do Escritor e Poeta que dá o mote a este projeto, Fernando Pinto do Amaral, que se reproduz nas suas múltiplas vertentes: a poesia, a gastronomia, a dança, o fado e as artes plásticas.”

E destaca ainda que é o “património imaterial que pretendemos valorizar e dar a conhecer, através destas ações culturais, valorizando e capacitando as pessoas para a criatividade, a sensibilidade, estimulando a cultura, as vivências e a economia locais.”

A animação passa pela gastronomia, em relevo na Rota Gastronómica “Pelo Sabor das Palavras”, em 7 restaurantes aderentes.

Através da obra literária Fernando Pinto do Amaral e dos ensinamentos do Chef Emanuel Faria da Escola de Turismo de Portugal (Coimbra) os restaurantes são desfiados a criar ou reinventar menus com identidade poética ou territorial.

A dança contemporânea chega com o espetáculo “Sentir o Fado – Fado Dançado, Fado Cruzado” no sábado, 30 de julho.

O espetáculo é enriquecido pelo cruzamento do Fado de Lisboa e do Fado de Coimbra.

Com a 8 Tempos-Associação Cultural/DNA-Dance N’Arts School nas vozes de Carolina Pessoa (voz de Lisboa) e João Farinha (voz de Coimbra) acompanhadas por Luís Barroso (Guitarra de Coimbra), Luís Carlos Santos (Viola) e Ricardo Silva (Guitarra de Lisboa).

Conta com a participação de alunas da Academia Audioglobo, Ballet Primeira Posição.

A música e o canto, através do Fado, chega no domingo no epetáculo “Fado da Terra”,

Com a cantora Ana Laíns, um concerto que terá como mote o poema Fado da Terra da autoria do escritor Fernando Pinto do Amaral e poemas criados e declamados pelo poeta severense, José Paulo Santos, num encontro poético com alguns dos mais relevantes poetas e autores da literatura portuguesa.

Este espetáculo conta também com a participação de Carolina Hadden e do Canto Polifónico Feminino de Sever do Vouga, com direção do Maestro Carlos Marques.

A poesia de poetas severenses está igualmente presente em marcadores de livros, “Poetas de Sever”, que farão parte da promoção do evento e, simultaneamente, contribuirão para a divulgação e difusão da poesia como a mais sublime forma de expressão humana.

A arte pictórica, “Pelo Olhar do Poeta” – “Olhares de Ninguém” e “Rostos da Terra” estará em exposição em galeria aberta durante o fim de semana.

Em “Sombras de Ninguém” são apresentadas mascaras e retratos que apresentam algumas personagens, sentidos e lugares que estão intimamente ligadas ao autor (Fernando Pinto do Amaral).

Trabalho com a participação do artista plástico Leandro Machado e com a colaboração de alunos da Universidade Sénior de Sever do Vouga.

Estas atividades vão decorrer no Jardim do Lago e Largo do Município. Entrada gratuita, com lotação limitada