Sever do Vouga: Turismo Industrial lança desafio para visita aos túneis das Minas do Braçal e da Malhada.

2023-04-07 08:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga agendou para dia 16 de Abril uma atividade dedicada ao turismo industrial com visita aos túneis das Minas do Braçal e da Malhada.

Ação no âmbito da Semana Nacional À Descoberta do Turismo Industrial.

Nascido na serra do Arestal, o rio passa de Bom a Mau nas proximidades daquele que é o seu ponto mais conhecido - a Cascata da Cabreia.

No entanto, o seu troço mais desconhecido e surpreendente surge a jusante, na zona do antigo complexo das Minas do Braçal - a mais antiga concessão mineira de Portugal.A mineração operou mutações significativas na paisagem, quer através dos trabalhos mineiros quer pelas infraestruturas necessárias.

A imposição de desviar a água dos locais de mineração exigiu a construção de condutas, túneis e canais, servindo para mover as pesadas rodas hidráulicas gerando energia.Alguns desses túneis oferecem a possibilidade de visita que as entidades promotoras da caminhada vão aproveitar num desafio aos mais curiosos.

A autarquia explica que a atividade tem um custo de 35€ que inclui seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil; reconhecimento dos locais de realização das atividades; conceção, desenho e implementação do programa e o enquadramento técnico permanente por monitores.