Sever do Vouga sob o olhar artístico de estudantes do Porto.

2019-07-19 09:54

Categoria: 

Concelho: 

Quatro filmes e 12 projetos fotográficos vão estar em exposição no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, a partir de do dia 26 de julho. A mostra é resultado de duas residências artísticas realizadas por estudantes do mestrado em Comunicação Audiovisual da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD).

A inauguração decorre às 18h00.

No âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sever do Vouga e a ESMAD, alunos, professores, artistas convidados e a comunidade local participaram em duas residências artísticas que decorreram no concelho entre abril e maio. O resultado foram diferentes projetos audiovisuais e fotográficos que têm em comum o território de Sever do Vouga. Através da fotografia e cinema documental e de ficção, os estudantes aliaram a promoção da riqueza cultural, paisagística e etnográfica a um novo olhar estético e novas formas de expressão.

A partir do dia 26 de julho, será possível ver 12 projetos fotográficos que captam o tempo, o peso da memória, bem como as expressões humanas e a sua desconstrução. No cinema documental, o filme “Paisagem Submersa” visita o passado e o presente da Aldeia dos Amiais, na freguesia de Couto de Esteves, e “Atrás do tempo, tempo vem” foca-se num grupo de mulheres da freguesia de Dornelas. Na ficção, duas curtas-metragens têm como plano de fundo os cenários e paisagens de Sever do Vouga. Em “Cringe”, um rapaz e uma rapariga unem-se para uma missão e em “Dança comigo até ao fim” assistimos ao diálogo de um casal de idosos com uma tragédia familiar e as suas memórias.

A mostra conta ainda com o envolvimento de três prestigiados artistas convidados que acompanharam em permanência os projetos: a realizadora Leonor Noivo, o realizador Nuno Rocha e o fotógrafo Georges Pacheco.

A exposição está patente até o dia 6 de outubro.