Sever do Vouga: Costa Valente homenageado na 4ª Edição do Festival Paisagens.

2021-06-02 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga viveu mais uma celebração do cinema na 4ª Edição do Festival Paisagens que atribuiu 5 prémios e 3 menções honrosas e distinguiu Costa Valente.

Tendo reunido 35 filmes em competição, vindos de 14 países, este evento teve o seu início na passada sexta-feira dia 28 de maio, com uma homenagem a António Costa Valente, cineasta e docente da Universidade do Algarve, que desde a primeira edição tem apoiado o PAISAGENS.

A cerimónia decorreu no Centro de Artes e do Espetáculo.

O Filme “Elvis volta a casa” de Fatmir Koci da Albânia foi distinguido com o Prémio Longa Metragem de ficção nesta 4ª edição do “PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”.

O Júri atribuiu ainda o Prémio Melhor Curta Metragem de Ficção ao filme “Boca do Inferno”, de Luis Porto (Portugal), e o Prémio melhor documentário de Longa-Metragem ao filme “Por detrás da moeda” (de Luís Moya, Portugal);

O Prémio Melhor Curta Metragem de Animação foi para ao filme “Piu-piu” (de Zhanna Bekmambetova, Rússia e o Melhor Documentário de Curta-Metragem foi atribuído ao filme “Juan Brito - Tamia” (de Alfonso Palazón, Espanha).

O júri internacional, que atribuiu os prémios e as menções honrosas prémios foi constituído por Filipe Pereira (Portugal) – encenador; Inês Abreu (Portugal) – atriz;  Justine Pietu (França) – investigadora; Madina Ziganshina (Rússia) – artista plástica; Mariana Lopes (Portugal) – investigadora; M. F. Costa e Silva (Portugal) – realizador e docente universitário; Simone Saibene (Itália) – realizador; Miguel Almeida (Portugal) – realizador e editor de imagem; João Machado (Portugal) – técnico de multimédia e Adriana Fernandes (Portugal) - técnica de som e imagem.

Para além dos prémios já citados, o Júri decidiu atribuir ainda Menções Especiais aos seguintes filmes:

Menção Honrosa ao documentário de longa-metragem:

“Sobre Sonhos e Liberdade” (de Francisco Colombo e Marcia Paraíso, Portugal/Brasil)

Menção Honrosa à curta-metragem de ficção

“A tua vez” (de Cláudio Jordão e David Rebordão, Portugal)

Menção Honrosa à curta-metragem de animação

“Dois Balões” (de Mark C. Smith, EUA)