Seniores de Albergaria recordam Sophia de Mello Breyner Andresen.

2015-11-06 09:30

Categoria: 

Concelho: 

Sophia de Mello Breyner Andresen vai ser recordada esta sexta no dia do seu aniversário, 6 de novembro, pela comunidade sénior do Programa Idade Maior, através de uma sessão sobre a vida e obra da poeta, na Biblioteca Municipal de Albergaria. A sessão terá início às 15h00, sendo composta por três momentos.

Após uma introdução à vida e obra da autora, seguir-se-á a leitura de excertos dos contos “A Praia”, sobre um clube exclusivo em que os membros só pensam no presente, e “Os Três Reis do Oriente”, uma história que aborda as razões que levaram os Reis Magos a seguirem uma estrela brilhante. No final, os seniores serão convidados a refletir sobre os textos. A atividade é dinamizada em parceria com a Alma Azul, produtora de atividades culturais.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, a 6 de Novembro de 1919. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999, e, um ano antes, foi agraciada com um Doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Aveiro.

Entre as suas obras mais conhecidas é possível salientar “Contos Exemplares”, “A Menina do Mar”, “O Cavaleiro de Dinamarca” ou “A Fada Oriana”. Faleceu em Lisboa, a 2 de julho de 2004, e os restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional, em 2014.