Senado da Universidade de Pádua aprova doutoramento honoris causa a Manuel Alegre.

2016-06-20 21:50

Categoria: 

Concelho: 

O escritor Aguedense Manuel Alegre vai ser doutorado honoris causa pela Universidade de Pádua em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas.

O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, refere que é com “sentido orgulho que o Executivo Municipal vê ser conferido a Manuel Alegre, o grande escritor Aguedense entre os maiores da literatura portuguesa contemporânea, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Pádua em reconhecimento do seu percurso literário. Manuel Alegre leva e eleva consigo o nome de Águeda, vendo-se exemplarmente reconhecido”.

A decisão foi aprovada, no passado dia 7, pelo Senado daquela Universidade Italiana, a mais antiga do Mundo, que na mesma ocasião decidiu outorgar com o mesmo grau académico o realizador de cinema Steven Spielberg, em Ciências Históricas, como promotor da Fundação “História visual dos Sobreviventes da Shoah”, a Prémio Nobel da Paz 2014 Malala Yousafzai, em Formação Cultural e Sociedade Global, e, em Química, o cientista polaco Krzysztof Matyjaszawski, que descobriu um novo método de síntese dos polímeros que revolucionou o modo de conceber as macromoléculas.

Esta distinção para o autor de Praça de Canção, que mereceu a devida repercussão na Imprensa italiana, nomeadamente nos jornais Corriere della Sera e Il Mattino, surge na sequência do trabalho desenvolvido em torno da obra de Manuel Alegre pela Universidade de Pádua, que em abril de 2010 inaugurou, em parceria com o Instituto Camões, a Cátedra Manuel Alegre na Facoltà di Lettere e Filosofi. Manuel Alegre, recorde-se, recebeu, nessa altura, o título de cidadão honorário daquela cidade de Pádua.

Manuel Alegre dá nome à Biblioteca Municipal de Águeda numa homenagem da autarquia e um dos seus maiores vultos culturais.