Sede dos Galitos acolhe apresentação do livro “Café Trianon – Trilhos: História(s) da História”.

2023-05-12 07:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A apresentação do livro “Café Trianon – Trilhos: História(s) da História” integra as celebrações do Feriado Municipal de Aveiro.

Sessão no dia da Padroeira, esta sexta, às 18h30, no Salão Nobre do Clube dos Galitos de Aveiro.

Ausente nos EUA, o autor Manuel Carlos Teixeira Gonçalves Leques far-se-á representar pelo amigo David Paiva Martins, antigo autarca de Aradas.

Este evento conta com a participação de Manuel Pacheco e Andreia Baptista que falarão sobre os antigos cafés (tertúlia) de Aveiro e sobre o conteúdo do livro.

A moderar a sessão estará João Francisco Sousa, Presidente da Associação 9.5.9., que edita o livro, e a encerrar Fernando Marques, Presidente da Junta da Glória e Vera Cruz.

O autor nasceu em 1938 na Carvalheira, Freguesia de S. Salvador, Concelho de Ílhavo.

Cedo a família foi viver para Aveiro onde completou a instrução primária.

Uns anos depois de acabado o Curso Geral de Comércio na Escola Industrial e Comercial de Aveiro foi incorporado nas Forças Armadas Portuguesas servindo em Portugal e em Angola entre os anos de 1959 e 1963. No final de 1963 partiu para os Estados Unidos da América onde reside há quase 60 anos.

Em 1972 formou-se em Economia pela Universidade Rutgers, no Estado de Nova Jersey completando o mestrado em 1978 (MBA) na Universidade de Nova Iorque.

Exerceu a sua atividade profissional na indústria de telecomunicações em áreas diversas – técnicas, administrativas e financeiras.

Embora residindo nos Estados Unidos da América, Manuel Leques nunca deixou de se interessar pelos assuntos da sua terra, que visita com frequência.

Na sua juventude colaborou com artigos e trabalhos vários para os semanários locais, particularmente para “O Litoral”.

No ano de 2008 publicou em Portugal um trabalho essencialmente histórico intitulado “O Vale das Maias e as Azenhas de Vale de Ílhavo”.

Em “Café Trianon”, o autor recua no tempo e vivencia momentos, histórias, recordações, lembranças de um tempo passado.