Santa Cecília faz balanço positivo de digressão na Suíça.

2016-03-16 20:58

Categoria: 

Concelho: 

Mais de mil pessoas, que encheram por completo a Igreja de St. Félix und Regula, em Zurique na Suíça, assistiram à atuação da Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília, São Bernardo, Aveiro, tendo no final aplaudido, na sua maioria de pé, os temas interpretados durante e no final da Missa, do passado domingo, 13 de Março.

No sábado, à hora do almoço, a orquestra com a fadista Ana Arez, interpretaram alguns dos mais populares fados portugueses na Casa do Benfica de Zurique, que é considerada a maior casa de Mundo associada ao clube de Lisboa.

Na noite de sábado, a orquestra atuou para as mulheres portuguesas que vivem nessa região da Suíça, reunidas para a comemoração do dia da mulher. O concerto com duas partes, em que na primeira se interpretaram temas clássicos, com solos de flauta por Inês Alves, de violino por Ana Rita Coimbra, de piano por Ângela Alves e a voz da jovem soprano Inês Margaça.

Na segunda parte, foram os fados interpretados de novo pela Ana Arez acompanhada pela orquestra, que fizeram as portuguesas presentes na sala Dreikonigen, reviver e algumas também cantar os populares fados portugueses.

No momento da despedida e regresso a Portugal, na segunda-feira 14, o padre Walfrido Kanpik, da Comunidade Católica de Língua Portuguesa de Zurique, que promoveu a digressão, teve palavras de agradecimento pelo sucesso das atuações da orquestra, dirigida há quase duas décadas por Victor Saudade, na cidade considerada a segunda mais cara do Mundo, mas também a terceira com melhor qualidade de vida, onde uma comunidade de mais de vinte mil portugueses vive.

Texto: António Maio