Rui Diogo inicia ciclo de palestras na Fábrica da Ciência.

2019-06-21 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência recebe duas palestras sobre “Evolução, Racismo, Arte e Sexo” com o premiado investigador Rui Diogo.

O investigador da Universidade de Howard (Washington DC, EUA) participa em duas palestras marcadas para esta noite e para dia 28, às 21h30.

As duas palestras intitulam-se genericamente “Evolução, Racismo, Arte e Sexo” e abordarão questões sociais e artísticas tendo por base as condicionantes biológicas e evolutivas humanas.

Já esta sexta, Rui Diogo fala de casos relacionados com preconceitos raciais e ideias erradas ou ultrapassadas, que permanecem vivas até hoje.

Na próxima semana conversa sobre Sexo, Amor, Casamento e Evolução.

Abordará algumas questões há muito debatidas sobre natureza versus cultura, nomeadamente monogamia versus poligamia, monogamia e casamento em culturas não ocidentais, ou como as mudanças sociais influenciaram a sexualidade humana e permitiram que o amor conquistasse o casamento.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro em 1998, Rui Diogo é hoje professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard e membro do Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia dos Hominídeos da Universidade George Washington, nos Estados Unidos da América.

É autor de 10 livros, nomeadamente de manuais de Anatomia para cursos de Medicina e é também mundialmente conhecido pelas dissecações que realizou em grandes Primatas e Felinos que resultaram na elaboração de Atlas de referência mundial atualizados da anatomia destes animais.

Publicou perto de 100 artigos científicos, afirmando-se como destacado ideólogo contemporâneo das teorias evolucionistas. Desenvolve uma intensa atividade em áreas diversas da biologia evolutiva, anatomia comparada, regeneração animal, malformações humanas e ainda Filosofia e História da Ciência.