Robertos e Marionetas nos palcos do Palheta em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré.

2023-03-02 07:51

Categoria: 

Concelho: 

Contagem decrescente para o festival de robertos e marionetas.

Ílhavo entra em modo “Palheta” no fim-de-semana, entre os dias 3 e 5 de março, para evocar a arte.

A Gafanha da Nazaré e Ílhavo recebem apresentações de robertos, espetáculos internacionais, oficinas e sessões para escolas e grupos organizados.

Destaca-se o espectáculo “Arabesco”, que estreia uma nova versão na sexta edição do festival com músicos ilhavenses.

Musicado ao vivo por António Justiça e André Imaginário, “Arabesco” (na foto) é uma criação de Sara Henriques e Rui Rodrigues que aborda o universo de Edgar Allan Poe, refletindo sobre questões como a vida e a morte, a intensidade e excentricidade de personagens à procura de emoções.

Viagem no limbo entre a insanidade e a clareza de pensamentos, a difícil distinção entre ambos, num palco partilhado por marionetas, actores e músicos num espaço denso, onírico e poético, também no contexto do tema do Palheta deste ano, que reflete sobre a obscuridade do teatro das marionetas, o seu lado adulto e a dicotomia entre a luz e a sombra.

A sexta edição do Palheta apresenta duas grandes produções da companhia espanhola Nao d’amores: “Misterio del Cristo de los Gascones” e “Retablillo de Don Cristóbal”.

Este último, que acontece esta sexta-feira, a partir das 22:00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

É uma peça de teatro de marionetas de Federico García Lorca, em que tradição e modernidade se misturam.

Uma experiência teatral “bela e poética e, ao mesmo tempo, festiva e hooligan”, que celebra a memória de Julio Michel, marionetista que dignificou o teatro de marionetas em Espanha.

Esta é uma comédia trágica, sobre o adultério e o poder, amenizada pelo cunho descomprometido e fresco da Nao d’amores.

“Misterio del Cristo de los Gascones” é o espectáculo mais emblemático da companhia, com vários prémios arrecadados.

Esta é uma performance de grande escala com teatro de marionetas e música ao vivo.

Com oito músicos em palco e uma figura de Jesus manipulada por um grupo de marionetistas, recria-se, com uma abordagem contemporânea, a cerimónia litúrgica que se iria realizar na Igreja de San Justo, em Segóvia, na época medieval, para a qual foi esculpido o Cristo de los Gascones.

Pode ver-se na Casa da Cultura de Ílhavo, no domingo, 5 de março, a partir das 17:30.

A companhia Nao d’amores surgiu em 2001 com um grupo de profissionais do teatro clássico, marionetas e música antiga que, sob a direcção de Ana Zamora, tem vindo a desenvolver investigação e formação contínua para encenação teatral, medieval e renascentista.

O Palheta conta, ainda, com um núcleo expositivo atualizado, a apresentação do livro “A Arte da Marioneta” (3 março, 16:00), uma oficina de construção de marionetas de luva (4 março, 10:00) e uma arruada de robertos gigantes (5 março, 17:00).