Ribalta apresenta programação do Festival de Teatro João D'Almeida.

2022-07-29 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Confirmada mais uma edição do Festival de Teatro João D'Almeida.

Será a 2ª Edição com exibições no mês de Outubro.

O Grupo de Teatro Ribalta volta a organizar o festival de teatro amador que promete trazer a Ílhavo grupos de vários pontos do país.

O evento, que recebe o nome de João d’Almeida, em homenagem ao histórico encenador do grupo.

“Estamos aqui para apresentar um sonho que há muito nos acompanha”.

Foi assim que João Anjos, presidente da direção do Grupo de Teatro Ribalta, falou desta festival no ato de lançamento.

Da poesia à pintura, passando obrigatoriamente pelo teatro, onde se estreou com apenas 9 anos, João Esteves de Almeida foi encenador, ator, poeta, pintor e, assegura Duarte José, “um grande amigo”. “[João d’Almeida] escreveu, dirigiu, encenou…. Estava sempre pronto a transmitir toda a sua sabedoria. Na arte do faz-de-conta, a paixão dele foi transbordante”, lembra o antigo presidente do Grupo de Teatro Ribalta, que ainda recorda algumas das frases que João d’Almeida mais utilizava quando estava a encenar e que parecem ainda ecoar nas tábuas daquele palco.

Foi por iniciativa do “mestre”, como ainda hoje é referido por muitos dos que com ele privaram, que o grupo não só deixou cair a antiga denominação – Grupo Cénico da Fábrica da Vista Alegre –, passando a adotar o nome Grupo de Teatro Ribalta, mas também conseguiu tornar-se autónomo, aprovando estatutos próprios.

João d’Almeida viria a falecer em 2015, mas a sua marca continua bem viva no Ribalta, no lugar e nas gentes da Vista Alegre.

Além da homenagem ao mestre, outro dos grandes objetivos desta iniciativa é “o intercâmbio cultural e artístico entre grupos de teatro amador” de diferentes localidades, assume Diogo Lau.

O grupo acredita que este intercâmbio vai motivar “o crescimento do grupo” ilhavense e que “a vinda destas companhias amadoras ao nosso teatro vai permitir ao público desfrutar de novas peças e estabelecer um grau de comparação com o teatro que, por cá, tem vindo a ser feito”, diz João Anjos que entende esta premissa como “uma grande responsabilidade” para o Ribalta.

No mês de outubro, os serões de sábado estão confirmados no Teatro da Vista Alegre – Laboratório das Artes, às 21h30.

O programa já está fechado.

Dia 1 de outubro inaugura esta edição do Festival, A CONTACTO, Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar com a Peça Falar verdade a mentir de Almeida Garret.

No dia sábado seguinte, dia 8, é a vez de AACE, Grupo Casca de Nós, de Ermesinde com a peça Romeu & Julieta de William Shakespeare.

Uma semana depois, dia 15, de São Pedro do Sul, o CÉNICO, Grupo Teatro Popular, com a peça, Atrás do sofá de Alcir Nicolau Pereira.

Para dia 22, está marcada a apresentação do GEDE, Grupo de Expressão Dramática de Escapães, com a peça Estará ele mesmo morto? de Carlos Leite Ribeiro e finalmente, no dia 29, o Festival termina com os anfitriões.O Grupo de Teatro Ribalta sobe ao palco com a peça, Criada para todo o serviço uma adaptação de Armando Cortez.