Ribalta apresenta programa de Festival de Teatro "João d’Almeida".

2023-08-14 09:37

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Teatro Ribalta já apresentou o programa do festival de teatro amador que homenageia João d’Almeida, em homenagem ao histórico encenador do grupo.

A terceira edição está marcada para o próximo mês de outubro.

“Amálgama” com o Teatro Orfeão de Águeda nop dia 7 de outubro; “Um Fantasma Chamado Isabel” pelo Teatro Fantástico de Vagos no dia 14 de outubro; “Até que a boda nos separe” pelo Grupo Dramático e Recreativo de Retorta (Valongo) no dia 21; “Defuntos & Cia” do Teatro Ribalta no dia 28 e “O Inspetor” pelo Teatro NACO Oliveirinha (Viseu) a 4 de Novembro são as propostas do grupo da Vista Alegre.

“Estamos aqui para apresentar um sonho que há muito nos acompanha”.

Foi assim que João Anjos, presidente da direção do Grupo de Teatro Ribalta, deu início à apresentação do novo festival de teatro amador que o grupo está a desenvolver.

Da poesia à pintura, passando obrigatoriamente pelo teatro, onde se estreou com apenas 9 anos, João Esteves de Almeida foi encenador, ator, poeta, pintor e, assegura Duarte José, “um grande amigo”.

“[João d’Almeida] escreveu, dirigiu, encenou…. Estava sempre pronto a transmitir toda a sua sabedoria. Na arte do faz-de-conta, a paixão dele foi transbordante”, lembra o antigo presidente do Grupo de Teatro Ribalta, que ainda recorda algumas das frases que João d’Almeida mais utilizava quando estava a encenar e que parecem ainda ecoar nas tábuas daquele palco.

Foi por iniciativa do “mestre”, como ainda hoje é referido por muitos dos que com ele privaram, que o grupo não só deixou cair a antiga denominação – Grupo Cénico da Fábrica da Vista Alegre –, passando a adotar o nome Grupo de Teatro Ribalta, mas também conseguiu tornar-se autónomo, aprovando estatutos próprios.

João d’Almeida viria a falecer em 2015, mas a sua marca continua bem viva no Ribalta, no lugar e nas gentes da Vista Alegre.

Além da homenagem ao mestre, outro dos grandes objetivos desta iniciativa é “o intercâmbio cultural e artístico entre grupos de teatro amador” de diferentes localidades, assume Diogo Lau.

O grupo acredita que este intercâmbio vai motivar “o crescimento do grupo” ilhavense e que “a vinda destas companhias amadoras ao nosso teatro vai permitir ao público desfrutar de novas peças e estabelecer um grau de comparação com o teatro que, por cá, tem vindo a ser feito”, diz João Anjos que entende esta premissa como “uma grande responsabilidade” para o Ribalta.

O Festival de Teatro João d’Almeida está de volta em espetáculos aos sábados no Teatro da Vista Alegre (Laboratório das Artes), às 21h30.