"Quando publico o livro deixa de ser meu" - João Alberto Roque.

2018-09-20 10:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Escola Secundária da Gafanha da Nazaré acolhe, no próximo dia 28 de Setembro, o lançamento da obra “Um Olhar… (Sonetos)” da autoria de João Alberto Roque, docente da escola que tem ganho protagonismo no mundo da escrita.

A apresentar a obra estará o também professor e poeta Hélder Ramos.

Trata-se de um livro de poesia, que como o autor deixa claro, logo no subtítulo, é composto exclusivamente por sonetos.

João Alberto Roque é professor de biologia e geologia e o seu percurso literário ganhou visibilidade com a publicação do livro “Pirilampo e os deveres da escola”, por iniciativa da Câmara da Trofa, por ter vencido, em 2006, o Concurso Nacional de Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo.

Apesar de a primeira publicação ser na área da literatura para crianças, considera que tudo começou na poesia, que escrevia na juventude e retomou, já na vida adulta, após longo interregno.

O professor e escritor colaborou na imprensa regional (Jornal Timoneiro), foi dirigente associativo, estando ligado à fundação da ADIG e da Associação de Pais da Escola da Chave e, desde 1993, integrou diversos órgãos autárquicos (Assembleia de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Assembleia Municipal e Câmara de Ílhavo).

Integra ainda diversas coletâneas, em Portugal e no Brasil, com poesias e contos, quase sempre em resultado da participação em concursos literários.

Mantém o blogue literário infantilidades.wordpress.com e recentemente foi distinguido com uma Menção Honrosa ao poema “Aventura” no III Prêmio Henrique José de Souza de Literatura 2018, organizado pelo Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania.

João Alberto Roque, em entrevista ao programa Chá das Cinco, falou das escolhas que não são, por vezes, do agrado dos autores mas que procuram responder aos leitores. Testemunho complementado com um poema lido por Maria João Azevedo (com áudio).