Projeto da UA sobre sons e memórias de Aveiro recruta não académicos para tarefas de investigação.

2018-11-09 10:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Projeto da UA sobre sons e memórias de Aveiro recruta não académicos para tarefas de investigação

Com o objetivo de preencher duas vagas de técnicos de investigação, procurando membros da comunidade não académica, com especial ênfase para cidadãos aposentados, decorre um concurso recrutamento até 15 de novembro de 2018 no âmbito do projeto Sons e Memórias de Aveiro (SOMA).

O projeto da Universidade de Aveiro (UA) constitui um laboratório vivo construído coletivamente e de forma partilhada pela comunidade, em conjunto com os investigadores, que procura colocar a investigação e o desenvolvimento ao serviço dos cidadãos. A promoção do envelhecimento ativo é uma das suas mais importantes características.

O projeto de investigação SOMA tem por base a construção de um espaço físico e digital de memória dedicado à música e ao som da região de Aveiro (11 municípios membros da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, CIRA) que sirva simultaneamente objetivos de inovação, de transformação social, de criação de produtos turísticos e de produção académica.

Pretende-se criar um arquivo de som e memória com o perfil de um laboratório vivo. Isso significa que o arquivo será construído e compartilhado coletivamente com a comunidade juntamente com pesquisadores académicos e não académicos e conduzirá a uma dinâmica contínua com o objetivo de garantir que a pesquisa e o desenvolvimento incluam e beneficiem tanto a academia quanto a comunidade local.

Composto por uma equipa interdisciplinar que reúne etnomusicólogos, produtores culturais, técnicos de som, arquivistas, designers, engenheiros de som e membros da comunidade não académica, o projeto SOMA baseia-se na metodologia da pesquisa-ação participativa, fundamentada em um profundo diálogo entre investigadores e a comunidade não académica. Parte da equipa de investigação do SOMA realizou, entre 2013 e 2015, um projeto de investigação que levou à construção de um arquivo sonoro de um bairro de Lisboa, desenvolvido com o apoio de fundos da FCT (projeto Skopeofonia), e utilizando práticas de investigação partilhada e métodos de pesquisa-ação. O sucesso desse projeto abre a possibilidade de estender a metodologia para a região de Aveiro, desta vez com ações diferentes e mais ambiciosas e com o objetivo de contribuir para a valorização da região.

A equipa é constituída pelos investigadores da UA, Susana Sardo, Ana Flávia Miguel, António Lourenço, Jorge Castro Ribeiro, Rosário Pestana, Joaquim Sousa Pinto, Cristina Cortês, Andreia Duarte, Álvaro Souza, António Santos, Alexsander Duarte, Pedro Aragão, Aoife Hiney, Rui Raposo, e ainda por José Alberto Salgado (UFRJ/Brasil) e Dario Ranocchiari (UGR/Espanha). Regina Abreu (UNIRIO/Brasil) e Huib Schippers (Smithsonian Institute/EUA) são consultores internacionais do projeto.

Para além de um diálogo intenso com instituições públicas e privadas ligadas ao ensino musical e às práticas artísticas (bandas musicais, grupos folclóricos, orquestras) da região de Aveiro, o projeto prevê a consolidação de um grupo de pesquisa formado por investigadores e membros da comunidade com especial ênfase em cidadãos em situação de reforma, uma vez que a promoção do envelhecimento ativo é uma das mais importantes características do projeto.

O SOMA é um projeto elaborado pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), polo de Aveiro, que foi cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto terá a duração de 36 meses com início em julho de 2018 e data previsível de fim em julho de 2021.

texto e foto: UA