Projeto cultural prepara construção em cartão do Farol da Barra de Aveiro no centro da cidade de Ílhavo.

2021-07-01 11:15

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas ergue 28 metros do maior farol português em cartão no centro da cidade de Ílhavo.

Este projeto cultural conta com o francês Olivier Grossetête com experiência neste tipo de abordagens e que faz a estreia em Portugal para a construção do “Castelo de luz”, que reproduz o Farol da Barra através de uma réplica, em cartão, com 28 metros de altura.

Convocando a comunidade para a construção desta instalação, no centro de Ílhavo, este é um desafio do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que parte do maior farol português, num apelo à força, união e energia dos participantes.

O Farol da Barra é mote para um projeto que convoca todas as pessoas da comunidade a participar, através de oficinas de construção divididas por turnos a partir de 26 e até ao dia 29 de julho e, posteriormente, na elevação da estrutura, bem como no seu desmantelamento.

A primeira fase é de construção coletiva, a segunda é a da instalação do “Castelo de luz” no Jardim Henriqueta Maia e a terceira a da sua demolição, ato que será também conjunto e levado a cabo como uma celebração, um momento de união e harmonia, com um concerto da Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo - Música Nova exclusivo e desenhado para o momento (31 julho).

Este “Castelo de luz” é uma reflexão sobre união e desapego, mas também sobre a imagem e o simbolismo da arquitetura que explora o espaço urbano, sendo um projeto social e de reflexão política que nos permite questioná-lo em conjunto.

 

foto: Sebastien Laval