Projeto artístico e de edição discográfica em lançamento no Gretua.

2021-06-12 07:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Artistas e investigadores internacionais provenientes de 7 países e diferentes geografias reúnem-se num projeto artístico e edição discográfica.

Matthew Herbert, AGF, BJ Nilsen e Lawrence English entre os artistas convidados em projeto do Teatro Aveirense sobre novas cronologias do som.

Como pode uma pandemia afetar a nossa forma de escutar? E que impacto poderá esta ter sobre os nossos modos de fruir e de criar arte sonora?

O projeto New Chronologies of Sound pretende gerar um debate em torno destas questões, inaugurando-se com a publicação de uma invulgar coleção de peças sonoras baseadas em gravações de campo, numa encomenda do Teatro Aveirense (Câmara de Aveiro), à associação Navalha e à sua editora VIC NIC, no âmbito do programa municipal “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Com curadoria de Hugo Branco, diretor artístico da VIC // Aveiro Arts House, e lançamento em formato vinil, CD e digital, a coleção reúne alguns dos artistas e investigadores sonoros mais relevantes desta área, a nível internacional, nacional e local, entre os quais se podem destacar Matthew Herbert (UK), AGF (DE), Lawrence English (AU), Kyoka (JP), Budhaditya Chattopadhyay (IND), Natalia Valencia Zuluaga (CO), Gustavo Costa (PT) ou Diana Combo (PT).

O lançamento do projeto tem lugar este sábado, no GrETUA, em Aveiro, e contará com uma atuação colaborativa de BJ Nilsen, Jorge Barco, Diana Combo e Hugo Branco (22h00), antecedida por uma mesa redonda com os mesmos intervenientes e moderação da investigadora Ana Flávia Miguel (21h00).

O evento arranca às 15h00 com um workshop orientado por Gustavo Costa, da Sonoscopia, em torno da utilização de gravações de campo em contexto artístico.