Programação Cultural em Rede da Região de Aveiro vai estar em destaque este fim de semana em Estarreja.

2019-05-07 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A programação Cultural em Rede da Região de Aveiro vai estar em destaque este fim de semana em Estarreja.

Durante três dias, as atividades desenvolvidas no âmbito da Programação Cultural em Rede vão tomar conta da cidade.

O primeiro espetáculo a chegar é "Paião" (dia 10) com a Superbanda de Homenagem a Carlos Paião. Às 21h30, no palco do Cine -Teatro de Estarreja tempo de lembrar o legado de um dos maiores cantores e compositores nacionais.

João Pedro Coimbra (Mesa), Nuno Figueiredo (Virgem Suta, Ultraleve), Jorge Benvinda (Virgem Suta), Marlon (Os Azeitonas) e a cantora Via prometem resgatar as pérolas musicais criadas e eternizadas por Carlos Paião.

No sábado, dia 11, "Esteiros" convida a percorrer as ruas da cidade, a explora a memória e a identidade da cidade através de um jogo de espelhos com a arquitetura e a arte inscrita no espaço público.

Este percurso sonoro é uma performance que inicia em 1903 e se prolonga até aos dias de hoje, criada exclusivamente para Estarreja, e incita o público a descobrir Estarreja a partir de testemunhos dos trabalhadores da Fábrica do Descasque do Arroz e de vários acontecimentos e figuras da terra - entre eles o Nobel da Medicina Egas Moniz, o BioRia e o Carnaval de Estarreja.

Neste itinerário, criado por Ricardo Correia, Rita Grade e Luís Pedro Madeira e produzido por um grupo de agentes locais, os participantes partem num percurso pela cidade movendo-se no seu imaginário e escutando micronarrativas construídas a partir de memórias sobre os espaços reais e reescrevendo novos sentidos para vários lugares de Estarreja.

São cinco sessões, às 15h, 16h, 17h, 18h e às 21h30, de aproximadamente 50 minutos cada, e serão acompanhadas por um monitor, equipamento áudio e planta do percurso. A participação é gratuita mediante inscrição obrigatória.

O espetáculo de dança infantil "Voar!" de Leonor Barata (dia 12), que tem como ponto de partida o habitat natural da ria e as suas excelentes condições climatéricas para voos planados a trabalhar a relação entre o território e a memória, de forma a conjugar pessoas, saberes, tradições e unir artistas e personalidades locais com as pessoas e os contextos locais, proporcionando novas formas de experimentação cultural e turística.