Planteia em pinturas no chão da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

2021-05-21 08:02

Categoria: 

Concelho: 

23 Milhas avança com pinturas do chão da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

O Planteia que significa um novo jardim que é também palco, plateia e lugar de encontro está em construção.

Esse espaço ajardinado conta com 138 módulos, entre canteiros, mobiliário urbano e dispositivos de mediação, criando um novo significado para a Praça da Casa da Cultura de Ílhavo e, simultaneamente, através das pinturas do chão que arrancaram ontem de manhã, novos desafios para as pessoas que o habitam e frequentam.

O 23 Milhas convoca agora a comunidade para, à semelhança do que aconteceu nas ações de construção e plantio, que decorreram na semana passada, se juntar para pintar um mapa-jogo no chão.

Esta atividade decorre entre até domingo, em três turnos (10:00 - 13:00, 14:00 - 17:00, 18:00 - 20:30), e é aberta a todas as pessoas, sendo apenas pedido que se proceda à inscrição, tendo em conta a lotação dos turnos, e que se leve roupa confortável e que se possa sujar.

Através de pontos, linhas e figuras geométricas, o desenho do chão da Planteia propõe que seja percorrido e gravado como um jogo de coordenadas, de encontros e desencontros, de saltos e desafios à imaginação de um novo espaço na cidade.

O desenho da praça divide-se em três quadrantes: o das ideias, o das raízes e o do território.

O Planteia e o desafio que representa é também uma materialização da ligação entre nós, a cidade e a cultura.

Na chegada à ação, os participantes recebem um manual de instruções que tornam ainda mais simples a tarefa de pintar a praça, que cumpre com todos os requisitos de segurança e distanciamento adaptados ao contexto.

Para já, estão já instalados 84 módulos na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

Além de formarem um jardim, com mais de duas centenas de plantas, contemplam várias funções e possibilidades de ativação: espaço de descanso, desafio pedagógico, local para concertos ou outras atividades performativas.

O Planteia é inaugurado no dia 10 de junho.

Para proceder à inscrição nas pinturas da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, basta enviar email para mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.