Pinho Neno apresentou "Em Belém no pós-troika".

2016-01-12 06:55

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Municipal da Murtosa acolheu a sessão cultural de entrega dos prémios dos concursos de Fotografia e dos Jogos Florais da Murtosa e, em simultâneo, foi momento para o lançamento do livro “Em Belém no Pós-Troika”, a mais recente criação poética do autor Murtoseiro, Pinho Neno.

Maria da Ascensão Rodrigues, responsável pela apresentação da obra, destaca a “pertinência” e a “excelência” da escrita de Pinho Neno, “que reflete a sua visão crítica sobre a sociedade contemporânea, numa Europa dominada pelo mercantilismo e afastada da matriz humanista e cristã que lhe serviu de pilar civilizacional”.

Pinho Neno vincou esta visão crítica numa reflexão sobre o Portugal contemporâneo que serviu de mote a “Em Belém no Pós-Troika” e o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, realçou “a qualidade da escrita do consagrado autor, a sua acutilância e o filão inesgotável da sua capacidade criativa”.

António Vieira da Silva, editor da obra, manifestou “orgulho” em ter, no rol de autores das Edições Vieira da Silva, “um poeta da grandeza do Dr. Pinho Neno”.

A sessão, pontuada com trechos musicais executados pelo guitarrista João Matos, terminou com a sessão de autógrafos e entrega de prémios dos jogos florais.