Pechakucha Night estreia-se em Aveiro.

2018-10-10 08:01

Categoria: 

Concelho: 

Pechakucha Night estreia-se em Aveiro.

Trata-se da replicação de um fenómeno à escala global, criado em Tóquio, em 2003, por Astrid Klein e Mark Dytham, enquanto espaço de encontro entre arquitetos, artistas, criativos e empreendedores que pretendiam dar a conhecer os seus projetos.

Adotaram o nome de Pecha Kucha de um termo japonês para o som da conversa. Em português, o equivalente mais próximo seria "blá-blá-blá".

A popularidade deste tipo de eventos e do formato de apresentação Pecha Kucha deve-se, primeiramente, ao fato de evitar alguns dos pontos negativos usualmente apontados às apresentações, tornando-as dinâmicas e eficientes, com a utilização de imagens e palavras-chave.

Pecha Kucha não é só conversa. É o formato speed-dating das conferências. Uma apresentação Pecha Kucha (20 × 20) contém 20 slides - cada slide é mostrado por 20 segundos e avança automaticamente, logo a apresentação terá a duração de 6 minutos e 40 segundos.

O ambiente de uma sessão Pecha Kucha é geralmente envolvente, descontraído e animado. Uma vez que o "relógio começa a contar", o público cria facilmente empatia com o apresentador.

Com a primeira sessão já fechada a organização aceita inscrições para futuras sessões. A primeira Pecha Kucha Night de Aveiro realiza-se esta quarta-feira, às 21h21, no Avenida Café-Concerto com um painel de convidados pela organização.

O elenco conta com apresentações de pessoas e projetos de áreas tão diversificadas como a cultura, arquitetura, fotografia, ilustração, biologia, mobilidade e integração social e cultural, entre outras.