Paróquia da Vera Cruz abre portas de templos a espetáculos culturais.

2022-01-20 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Igreja da Vera Cruz, Igreja do Carmo, Capela do Sr. das Barrocas, Capela de São Gonçalinho, Capela Nª Sra. da Alegria e Capela de Nª Sra. Das Febres abrem portas a um programa cultural.

O Programa de Arte e Cultura da Paróquia da Vera Cruz lança o projeto COMUNID’ARTE.

Pretende criar uma agenda cultural e iniciativas regulares ao longo de um ano, através da utilização dos templos e espaços religiosos da Paróquia para apresentação de programação e mediação cultural destinada ao serviço da comunidade e marcando a presença da Igreja e Paróquia da Vera Cruz.

A programação pretende criar uma visão integradora e inclusiva do património, da arte e da cultura, fundindo-a com os templos religiosos da Paróquia da Vera Cruz, os quais serão nesses momentos convertidos em palcos performativos.

A ideia é mostrar a Igreja e a Paróquia como uma “entidade activa” para a apresentação de propostas culturais, suscitando e possibilitando o diálogo entre fé, cultura e espiritualidade.

Outra das apostas é desenvolver e ativar a identidade da comunidade, “exaltando a sua participação e interacção, bem como a reflexão, com vista à construção de um território mais tolerante, fraterno, solidário e coeso”.

E dar dimensão artística e cultutal à Caminhada Sinodal.

Haverá visitas, caminhada conjunta através da arte e da cultura, exploração com vista à valorização e elevação da herança e patrimónios material e imaterial e criação conjunta e comunitária de experiências de informação e recreação.

Quanto aos eventos e actividades, eles irão das danças ao teatro, das tertúlias poéticas e literárias às exposições de artes plásticas, passando pelo cinema e concertos musicais e até mesmo instalações artísticas.

Decorrerão com uma periodicidade bimestral, nos meses de janeiro, Março, Maio, Julho, Agosto, Outubro e Dezembro.

O primeiro evento, já em 2022, coincidente com a apresentação do programa à comunidade, terá lugar no próximo dia 29 de Janeiro, na Igreja do Senhor das Barrocas.