Ovar: Procissões quaresmais têm início, este domingo, com a Procissão dos Terceiros (Cinzas).

2020-03-07 17:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As procissões quaresmais de Ovar têm início, este domingo, dia 8 de março, com a Procissão dos Terceiros (Cinzas).

Trata-se de uma tradição religiosa secular que remonta ao século XVII e que é composta por cinco Procissões – Terceiros, Passos, Ecce-Homo, Via-sacra e Enterro do Senhor.

Organizadas pela Paróquia de Ovar, Ordem Terceira de S. Francisco e Irmandade dos Passos, as Procissões Quaresmais contam com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Associativismo do Concelho de Ovar.

Estas manifestações religiosas, profundamente enraizadas na vida social - a Procissão dos Terceiros, a Procissão dos Passos, a Procissão do Ecce Homo, a Procissão da Via-Sacra e a Procissão do Enterro do Senhor – continuam, nos dias de hoje, a mostrar o carácter de um povo apegado às suas tradições ancestrais.

A Procissão dos Terceiros / Cinzas tem início às 15h30.

Atualmente, saem à rua 14 andores as imagens dos Santos Tutelados da Ordem Terceira de São Francisco: Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, Santo Ivo, Santo António de Lisboa, Santa Isabel, Santa Clara de Assis, São Roque, São Luís Rei de França, Santa Rosa de Viterbo, Andor da Ordem, São Francisco lançado às silvas, São Francisco abraçado a Cristo, Santa Isabel da Hungria e Imaculada Conceição.

A Procissão dos Passos está marcada para 22 de Março, a Procissão do Ecce Homo é a 9 de Abril, a Procissão da Via Sacra a 10 de Abril e o Enterro do Senhor também a 10.