Ovar: Festival de Marionetas apresenta 38 espetáculos em Junho.

2016-05-18 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 10.ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) apresenta, de 10 a 12 de junho, 38 espetáculos gratuitos protagonizados por um número recorde de 17 companhias de nove países.

A programação do certame, que privilegia as praças e largos da cidade vareira, foi ontem apresentada nas instalações de Ovar da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã (UFO).

“Esta edição será aquela em que temos mais companhias até hoje”, afirmou Bruno Oliveira, concretizando: “Temos 10 estrangeiras – de Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Rússia, Brasil e Argentina – e sete são nacionais, sendo que, entre essas, estamos particularmente orgulhosos de incluir cinco de Ovar”.

Bruno Oliveira, presidente da UFO, destaca as sete companhias nacionais e, destas, realça as cinco que são de Ovar, o que significa que "estamos a conseguir incentivar o gosto pela marioneta e que há companhias de teatro na freguesia que estão a trabalhar cada vez mais e melhor esta vertente, no âmbito das suas actividades".

“Isto só demonstra que este investimento que fazemos na cultura tem valido a pena”, defende Bruno Oliveira. “Por um lado, vem contribuindo para o desenvolvimento da produção local e, por outro, tem permitido a afirmação de Ovar na rota dos festivais de marionetas”, observa.

Para o presidente da União de Freguesias, o desenvolvimento da produção local é, aliás, “a principal mais-valia do festival”, que nos últimos anos vem fazendo crescer no concelho não só o número de projectos dedicados à encenação de espectáculos de manipulação, mas também “a quantidade de artesãos” dedicados ao fabrico de marionetas e brinquedos artesanais.

Todos os espectáculos do FIMO 2016 são de rua, com duas excepções que vão acontecer na Casa do Povo de Ovar e no Salão de Chá do Café Progresso.

Dando seguimento a uma iniciativa que, em 2015, levou o FIMO à Pediatria do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, este ano, anunciou Bruno Oliveira, o FIMO vai levar uma companhia de marionetas à ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia, no Porto.