Ovar: Concerto de Reis no Centro das Artes.

2021-01-08 07:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ovar assinala o “Cantar os Reis” com o espetáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões”.

Apresentações esta sexta, dia 8, e na próxima semana, no dia 15, pelas 21 horas, no Centro de Arte de Ovar.

Na impossibilidade de celebrar o Dia de Reis com as troupes “reiseiras” em 2021, como é habitual em Ovar, a autarquia vareira associa a efeméride dos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, considerado, por muitos, o “Pai fundador” desta tradição, ao Cantar os Reis, no presente ano, explorando e dando a conhecer a sua capacidade criadora.

Com direção artística de Pedro Martins, o projeto “Troupe de Reis António Dias Simões” resulta do envolvimento e participação de diversas entidades e pessoas na criação de um espetáculo que parte da evocação da vida e obra de António Dias Simões e culmina na celebração da tradição do Cantar os Reis em Ovar.

O espetáculo é constituído por músicas do “Cantar os Reis em Ovar”, com letras e músicas originais e adaptadas de António Dias Simões, Amélia Dias Simões e Edwiges Pacheco, e momentos de Poesia e encenação/coreografia de excertos de livros/peças teatrais de António Dias Simões.

Em Anadia, o concerto de Reis decorre em, formato online, esta sexta-feira, pelas 21h00.

Face aos constrangimentos provocados pela pandemia não será possível à Câmara Municipal realizar o evento presencialmente, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, pelo que o mesmo será transmitido um formato digital, na página de Facebook do Município.

O coro de câmara “Essence Voices” e os Salesianos de Mogofores deram autorização para gravar este concerto de Natal, que decorreu, em dezembro, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e que agora será transmitido online.

O coro “Essence Voices”, de Ourém, é constituído por 12 elementos, sendo as vozes femininas e masculinas acompanhadas ao piano por Filipa Cardoso.

A maestrina deste coro é a jovem anadiense Carla Pais.