Ovar anuncia espetáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões”.

2021-01-04 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Ovar vai assinalar o “Cantar os Reis”, recentemente inscrito no inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com o espetáculo multidisciplinar “Troupe de Reis António Dias Simões”, que decorre nos dias 08 e 15 de janeiro, pelas 21 horas, no Centro de Arte de Ovar.

Na impossibilidade de celebrar o Dia de Reis com as troupes “reiseiras” em 2021, como é habitual em Ovar, a autarquia vareira associa a efeméride dos 150 anos do nascimento de António Dias Simões, considerado, por muitos, o “Pai fundador” desta tradição, ao Cantar os Reis, no presente ano, explorando e dando a conhecer a sua capacidade criadora.

Com direção artística de Pedro Martins, o projeto “Troupe de Reis António Dias Simões” resulta do envolvimento e participação de diversas entidades e pessoas na criação de um espetáculo que parte da evocação da vida e obra de António Dias Simões e culmina na celebração da tradição do Cantar os Reis em Ovar.

O espetáculo é constituído por músicas do “Cantar os Reis em Ovar”, com letras e músicas originais e adaptadas de António Dias Simões, Amélia Dias Simões e Edwiges Pacheco, e momentos de Poesia e encenação/coreografia de excertos de livros/peças teatrais de António Dias Simões.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que “o ano de 2020 ficará na memória do povo vareiro” mas não impede que surjam evocações culturais.

“Há outros eventos, acontecimentos e personalidades que fazem parte da história de Ovar e que importa trazer ao conhecimento público, valorizar e promover. António Dias Simões é exemplo do que representa a alma vareira, figura ímpar nas artes e na cultura, pelo que comemorar os 150 anos do seu nascimento é uma homenagem justa ao Homem e à multiplicidade de atividades e tarefas que desenvolveu”.

O espetáculo do dia 08 de janeiro já se encontra esgotado, mas os bilhetes para o dia 15 de janeiro podem ser adquiridos no Centro de Arte de Ovar ou em https://caovar.bol.pt/.