'Onze Nove, a minha América Latina': Viajante Profissional apresenta livro em Aveiro.

2018-04-30 18:05

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Fotografia - Trilhos da Terra, em Aveiro, recebe Patrícia Campos numa tertúlia de apresentação do seu livro 'Onze - Nove, a minha América Latina'. O início do evento está marcado para as 21h30.

Patrícia Campos trabalhou como técnica cardiopneumologia durante 11 anos. Em 2016, contudo, "a vontade de ver o mundo fê-la largar tudo para se tornar numa viajante profissional".

Durante nove meses, explorou onze países da América do Sul e dessa experiência resultou o livro.

Com esta obra, em que cada capítulo representa um país, Patrícia procura transportar o leitor para o interior das suas memórias. “Compilei neste livro diversas imagens e histórias daquilo que vi e vivi. Quero que ele dê a conhecer às pessoas novas culturas que, pessoalmente, me abriram horizontes, e as leve para o interior das mesmas. Quem sabe, será uma inspiração para outros viajantes”, explica.  

Em 2017, Patrícia integrou a equipa de líderes The Wanderlust, viajantes profissionais que desenham e orientam o programa de cada destino. Atualmente, é responsável pelas viagens 'Maravilhas do Sul do Peru', 'Pelos segredos do México' e ainda 'Do Salar de Uyuni ao Deserto do Atacama' que passam pelo México, Perú, Bolívia e Chile.

Como pano de fundo desta conversa estará a exposição 'Postais do Vietname', com fotografias "disparadas" por Miriam Augusto.

Para além do livro, ambas partilham o interesse por viagens longas, de mochila às costas, e uma extensa lista de histórias para contar. Não é, portanto, de estranhar que parte do evento esteja reservado para a partilha de episódios vividos pelas mesmas, em países distantes.

“Considero as viagens, o interesse e a descoberta por novas culturas extremamente relevante para o nosso crescimento enquanto pessoas, pois ajuda-nos a compreender melhor o mundo em que vivemos. Tanto eu como a Patrícia iremos partilhar alguns momentos e incentivar os portugueses a viajar de forma mais enriquecedora”, menciona Miriam.   

No final, haverá ainda um momento de interação entre o público e as convidadas.