Oliveira do Bairro: Município apresenta programação da Festa da Música e dos Músicos.

2023-04-09 14:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro vai promover a 10.ª edição do MOB - Festa da Música e dos Músicos do Concelho, entre 21 e 25 de abril.

A iniciativa vai decorrer no auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), em Oliveira do Bairro, sob o mote "Best of", na medida em que, "nesta edição que assinala os dez anos do MOB, apresenta algumas das melhores apresentações das nove edições anteriores desta festa da música e dos músicos de Oliveira do Bairro", revelou Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal.

Ainda segundo a autarca bairradina "esta será uma edição especial, cuja receita vai reverter integralmente a favor dos Agrupamentos de Escuteiros do nosso concelho".

O MOB tem início a 21 de abril, às 21h30, com dois momentos de dança intitulados "Cantar de Emigração", protagonizado pelo Conservatório de Artes e Comunicação FUOB, e "Quatro na Eira", que vai contar com a participação de quatro grupos de folclore do concelho, nomeadamente, o Rancho S. Simão de Mamarrosa, o Rancho As Vindimadeiras da Mamarrosa, o Rancho S. Pedro da Palhaça e o Rancho Identidade Lusa.

No segundo dia do festival, às 15h30, o rock do grupo "Más Companhias" volta a juntar-se à sonoridade sinfónica da Banda Filarmónica da Mamarrosa, para mais um concerto especial, que celebra a música tradicional portuguesa.

Ainda no mesmo dia, às 21h30, a animação continua no auditório do QA, com o concerto "Musica Ex Machina", que vai juntar em palco o guitarrista Bruno Alves e a União Filarmónica do Troviscal.

Este espetáculo inclui obras inspiradas na temática das máquinas, "como instrumentos musicais, ou mesmo como intérpretes autónomos".

No dia 23 de abril, às 17h00, o auditório do QA recebe o concerto de música coral sinfónica, "200!", que inclui a interpretação das obras "Stabat Mater" e "Crux Fidelis", do compositor Luís Cardoso.

Este espetáculo vai contar com a participação de 200 músicos pertencentes à Orquestra do Conservatório de Música da Bairrada, aos Coros do Conservatório de Música da Bairrada, ao Orfeão Sol do Troviscal, ao Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal e ao Grupo Coral de Oiã.

Segue-se, no dia 24, às 21h30, "Cena Popular", um momento que vai ser conduzido pelos grupos musicais Cantares dos Moinhos, Cantares Raízes da Nossa Terra e Cantares Populares do Orfeão de Bustos, contando ainda com as participações da TUNISOB - Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, da pianista Mariana Miguel e do artista Ricardo Regalado.

A 10.ª edição do MOB - Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro encerra no dia 25 de abril, às 17h00, com o projeto musical "25 anos de Fadomorse: Regresso ao Portugal desconhecido".

De forma a celebrar o seu 25.º aniversário, o coletivo artístico Fadomorse vai aliar-se à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves e aos solistas do concelho de Oliveira do Bairro, num concerto único que vai levar ao palco do QA uma "estética musical genuína".

Neste concerto, que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, vão ser ainda prestadas homenagens ao músico José Mário Branco e ao escritor Miguel Torga.

Os ingressos para os espetáculos têm um custo de um euro e podem ser adquiridos, no máximo de dois por pessoa, na bilheteira do Quartel das Artes.