“O Dóri é uma embarcação simples mas com uma carga histórica e emocional muito forte” - Miguel Neves Oliveira.

2018-11-14 11:35

Categoria: 

Concelho: 

A inauguração da escultura “O Dóri”, instalada na rotunda da Avenida dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, à entrada da cidade, tem inauguração agendada para este sábado na celebração do Dia do Mar.

O autor desta obra de arte, Miguel Neves Oliveira trabalhou a recriação artística do Dóri, pequena embarcação usada pelos pescadores na pesca do bacalhau à linha nos mares da Terra Nova e da Gronelândia.

O resultado são dois Dóris, em tamanho real, construídos em ferro, colocados na vertical e virados para o céu, numa homenagem espiritual aos atos de bravura e sacrifício.

O Dóri é “uma embarcação simples, mas com uma carga histórica e emocional muito forte, considerando que muitos pescadores não sabiam se iriam regressar ao navio”, referiu o escultor num encontro que decorreu ontem, junto à escultura, com alunos do 10.º ano da turma de Artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

Miguel Neves Oliveira explicou o processo criativo da nova escultura que passou a partilhar o mesmo espaço com as duas âncoras que já lá se encontravam e que, em harmonia, propiciaram a requalificação da rotunda, situada numa das entradas da Cidade da Gafanha da Nazaré, muito próxima do Porto dos Bacalhoeiro.

Esta é mais uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, que previa a recriação artística de uma embarcação associada aos seus três territórios.

O Município de Ílhavo, que no âmbito deste projeto promove a Pesca Longínqua, homenageia, assim, o Dóri, visando nesta embarcação revisitada “preservar valores, memórias e tradições da ligação” dos Ílhavos ao Mar.

A inauguração acontece no sábado às 16h.