Número de leitores em Albergaria continua a subir.

2015-08-07 14:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 890 leitores da Biblioteca Municipal de Albergaria requisitam cerca de 1100 livros por mês nos primeiros seis meses do ano. No primeiro semestre de 2015 os leitores da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha requisitaram 6575 livros, uma média de 1096 livros por mês. Quanto ao número de leitores, eles são, atualmente, 4892, uma subida de 6% em relação ao semestre anterior.

A maioria dos munícipes que requisitou livros é do sexo feminino – 73% - sendo a Literatura (61%), Arte, Recreação e Desporto (13%) e a Filosofia e Psicologia (10%) as áreas mais procuradas. Dentro da ficção, os romances femininos e os livros de aventuras são bastante populares, tendo-se, ainda, registado um aumento na procura de obras de poesia.

No primeiro semestre registou-se, também, uma grande saída de livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal, bem como de manuais de nutrição e exercício físico. Quanto a novas aquisições, a Biblioteca Municipal investiu, recentemente, cerca de 5000 euros em novos livros; ao todo, são 487 títulos que abarcam as áreas mais sugeridas pelos leitores, ou seja, literatura portuguesa e estrangeira, literatura infanto-juvenil, metafísica, autoajuda, economia e medicina.

A aposta na promoção da leitura junto das crianças foi outra das apostas. “Com este tipo de atividades, diversificadas e direcionadas para diferentes tipos de públicos, pretendemos que os leitores e visitantes se sintam em casa e que criem o hábito de frequentar com regularidade a Biblioteca”, afirma Delfim Bismarck, Vice-Presidente e Vereador responsável pela Cultura. “Notamos que é isso que cada vez mais vai acontecendo, com um aumento gradual de leitores frequentes de todas as gerações, o que é extraordinário.”