Música: 'Portugal no Contexto da Arte Nova' esta semana em Aveiro.

2015-01-14 12:00

Categoria: 

Concelho: 

Enquanto se prepara uma nova digressão da Orquestra XXI (na foto), um projecto que reúne jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro, a 'Arte no Tempo' retoma esta semana as sessões 'Música no Museu', "reocupando o pequeno auditório do Museu Arte Nova de Aveiro".

A Orquestra XXI congrega jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro, tendo realizado concertos com cerca de uma centena de músicos portugueses espalhados pelo mundo. Em Março, a Orquestra volta a reunir-se para a quarta digressão.

Com o intuito de "melhor dar a conhecer os músicos que integram o projecto", inicia-se este mês a publicação de 'Perfis', com o maestro fundador da Orquestra XXI, Dinis Sousa.

Em Aveiro começa esta semana o ciclo 'Música em Portugal no Contexto Arte Nova', já esta quinta-feira às 21h30, com uma sessão que intitulada "A música como parte da vida: a experiência de audição musical no Orpheon Portuense na época da Arte Nova", propondo-se "uma compreensão do clima estético, intelectual e artístico em que a sociedade portuense viveu a renovação da recepção musical e olhou para os seus protagonistas".