"A Música das Palavras" dedica sessão à obra de Maria Alberta Meneres.

2018-02-08 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Maria Alberta Meneres é a autora em destaque do 7.º Encontro de “A Música das Palavras” na Biblioteca Municipal de Ílhavo. “Música das Palavras” é um encontro anual em torno da literatura para a infância conjugando as componentes literárias, visuais e musicais.

Apresenta-se sob a forma de uma exposição bibliográfica da autora, que se encontra patente até ao final do mês, no átrio da Biblioteca, uma sessão de divulgação da sua obra e uma hora do conto musicada.

Sessão, este sábado, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, com sessão de divulgação da obra de Maria Alberta Menéres pelo Professor José António Gomes.

Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia, e Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Traduziu e adaptou para crianças várias obras de língua francesa, contos de Perrault e fábulas de La Fontaine.

Tendo publicado para adultos, além de narrativas, diversos títulos de poesia a sua obra integra ainda livros infantis didáticos e livros para crianças, incluindo, neste âmbito, contos, poesia, textos dramáticos e narrativas de aventuras.

Além de ter ela própria coorganizado importantes antologias da poesia portuguesa contemporânea, Maria Alberta Menéres está representada, enquanto poetisa, em várias antologias nacionais e estrangeiras.

Recebeu o Prémio Internacional de Poesia “Giacomo Leopardi”, em 1961, com o livro “Água-memória”, foi distinguida ainda com o Prémio “O Ambiente na Literatura Infantil Portuguesa”, em 1990, pelo livro de poesia “No coração do trevo” e, em 1986, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian da Literatura para Crianças, "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".