Museu Marítimo desenvolve "Homens e navios do bacalhau".

2015-11-24 11:03

Categoria: 

Concelho: 

A segunda fase do projeto “Homens e Navios do Bacalhau” foi apresentada ao público na celebração do Dia Nacional do Mar. Apoiado pela Fundação Eng.º António Pascoal, trata-se de um projeto de construção de memória em rede que “está a ter um impacto extremamente positivo na comunidade” e permite ao Museu Marítimo de Ílhavo investigar e divulgar os dois patrimónios mais relevantes da pesca do bacalhau: os homens e os navios. A pesquisa cruzada entre a base de dados dos navios e dos homens do bacalhau já é possível nesta fase.

Em relação à base de dados dos navios do bacalhau, para além da consulta aos dados referentes a todos os navios bacalhoeiros de 1835 a 2005, também é possível colaborar na construção do histórico de cada navio, contribuindo com sugestões de informações, relatos ou novos dados.

Quanto à base de dados dos homens do bacalhau, o portal funcionará como uma rede social da memória, que, a partir de abril de 2016, poderá ser enriquecido regularmente pelo Museu, pelos familiares ou pela comunidade, com novos dados, informações, imagens, vídeos ou documentos.