Museu Marítimo de Ílhavo distinguido na gala Litoral Awards.

2018-11-11 15:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo foi galardoado com o prémio cultura na Gala Litoral Awards.

O evento consagrou algumas das empresas que contribuem para o desenvolvimento da região, assim como personalidades que se têm destacado pelo seu percurso profissional.

Gala, este sábado, no Teatro Aveirense. A 5ª edição da Gala Litoral Awards, durante a qual se premiou o que de melhor se faz nos concelhos de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Albergaria-a-Velha. A iniciativa assinala o 15º aniversário da revista Litoral Magazine e distingue as personalidades e as marcas que mais se destacaram na região Litoral do Baixo-Vouga.

No total foram treze os premiados nas categorias Inovação, Desporto, Moda, Cultura, Investigação, Evento do Ano, Desenvolvimento, Marca, Mérito, Empresa do Ano, Carreira, Prestígio Empresarial e Homenagem.

O prémio “Cultura” foi dirigido ao Museu Marítimo de Ílhavo, um “museu único” em Portugal, que detém uma das maiores coleções sobre a pesca e que preserva a história do povo.

São mais de seis mil peças incluindo instrumentos de navegação, aparelhos de pesca, obras de arte, objetos de história natural.

Em 2017 fechou o ano com o maior número de visitantes da sua história, mais de 85 mil pessoas. O diretor-geral da Arcada Imobiliária, Pedro Pires, entregou o prémio a Fátima Teles, vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo.

Na “Moda” Eliana Masgalos foi a vencedora. A jovem designer, natural de Ílhavo é atualmente diretora criativa da linha feminina e acessórios da multinacional americana Urban Outfitters.

Recebeu o Litoral Award da hair stylist Susana Lopes. Eliana Masgalos esteve anteriormente na H&M como designer sénior e incorporou o grupo Inditex como responsável pelas tendências, pesquisa de materiais e impressões nas coleções femininas da Pull and Bear.

A NU-RISE, startup desenvolvida na Incubadora da Universidade de Aveiro que promete revolucionar o mercado da saúde através de uma nova tecnologia de combate ao cancro, foi a primeira empresa premiada da noite, com o Litoral Award “Inovação”.

A inovação permite monitorizar in situ e em tempo real a dose de radiação a ser aplicada ao paciente durante os tratamentos de radioterapia.

Sérgio Martins, diretor-geral do concessionário Mercentro, em Aveiro, entregou o prémio a um dos fundadores e CEO, Luís Moutinho.

Pela forma como tem marcado o calendário de eventos do município, o Festival dos Canais recebeu o prémio “Evento do Ano”.

Na sua 3ª edição, a iniciativa cultural trouxe a Aveiro mais de 350 artistas provenientes de 13 países. O público “rendeu-se” este ano a mais de 200 espetáculos gratuitos que decorreram nas várias praças e espaços públicos.

O festival foi finalista do Iberian Festival Awards 2017 na categoria de Melhor Festival Non-Music. O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, recebeu o galardão de António Oliveira, presidente da OLI.

Há mais de quatro décadas em Aveiro, a Diatosta venceu a categoria “Marca” pelo posicionamento que ocupa no mercado nacional e internacional. É líder no setor nacional há mais de três décadas e é a única empresa portuguesa especializada no fabrico exclusivo de tostas e mini-tostas.

Jorge Castelhano, um dos sócios fundadores da Pizzarte, subiu ao palco para entregar o prémio a José Lameiro, administrador da Diatosta.

Alcino Lavrador, peça fundamental na condução da PT Inovação e no reconhecimento que o grupo Altice fez da singularidade instalada em Aveiro e consequentemente desenvolvimento da Altice Labs, foi premiado na categoria “Mérito”.

O diretor-geral em Aveiro que lidera o polo de inovação, tendo a seu cargo mais de 1000 engenheiros espalhados pelo mundo, recebeu o Litoral Award de Manuel Assunção, ex-reitor da Universidade de Aveiro.

Pelo seu igualmente brilhante percurso profissional, Júlio Pedrosa foi distinguido com o prémio “Carreira”, entregue por Miguel Capão Filipe, vereador da Câmara Municipal de Aveiro.

Júlio Pedrosa foi reitor da Universidade de Aveiro entre os anos 1994 e 1998. Ocupou o cargo de Ministro da Educação no Governo chefiado por António Guterres. Durante cerca de 25 anos dedicou-se à investigação sobre Química Bioinorgânica e de Materiais.

O momento mais emotivo da noite foi a homenagem póstuma a Dom António Francisco dos Santos. O ex-Bispo de Aveiro foi recordado com muito carinho pelos presentes.

Escolhido por Bento XVI como Bispo de Aveiro, serviu a diocese durante mais de sete anos. Em 2014, sucedeu a Manuel Clemente como Bispo do Porto. Faleceu o ano passado aos 69 anos.

Homem generoso deixou um legado de proximidade e uma marca em Aveiro. Também no Porto a sua ação foi intensa, próxima e profundamente evangélica. O diretor da revista Litoral Magazine, Nuno Carvalho, entregou o Litoral Award a Dom António Moiteiro, atual Bispo de Aveiro.

Os restantes Litoral Awards foram entregues, na categoria de “Desporto”, à equipa feminina da seção de atletismo do Recreio Desportivo de Águeda (RDA) pelo alcance de excelentes resultados em apenas dois anos.

O presidente do RDA recebeu o galardão de Edson Santos, vereador da Câmara Municipal de Águeda. A cientista Manuela Gomes recebeu o prémio “Investigação” pelo dentista Adriano Carreira, diretor da clínica de Medicina Dentária Adriano Carreira.

A Jade, empresa sediada em Albergaria-a-Velha que se dedica ao ramo dos acessórios de luxo foi galardoada com o Litoral Award “Desenvolvimento”. O prémio foi entregue ao CEO Christophe Pereira por Delfim Bismarck, vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

A ASM Industries uma das holdings do grupo A. Silva Matos, venceu o prémio “Empresa do Ano”. A empresa tem atualmente em curso um investimento de 29 milhões de euros numa nova unidade operacional no Porto de Aveiro. O CEO Adelino Costa Matos subiu ao palco para receber o prémio entregue por Artur Varum, presidente da Civilria.

O “Prestígio Empresarial” foi para a Grohe, multinacional alemã fundada em Albergaria-a-Velha há duas décadas, emprega mais de 900 funcionários e produz por ano 5,2 milhões de euros.

O diretor-geral da Grohe Portugal António Carvalho recebeu o prémio entregue por António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

O espetáculo foi apresentado por Vasco Palmeirim que realça a importância de mostrar o melhor que se faz numa região em particular por ser fora das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (com áudio)

O momento de entretenimento esteve a cargo do mágico Mário Daniel que destaca a vitalidade da região (com áudio)

A gala contou com o apoio de nove patrocinadores (Pizzarte, Civilria, Adriano Carreira Medicina Dentária, Arcada Imobiliária, OLI, Susana Lopes Hair Stylist, Mercentro, Bella Vida e Heliflex) e confirmou-se como evento capaz de reunir figuras de destaque na região de Aveiro.