Museu Marítimo de Ílhavo completa, esta quinta, 82 anos e está a caminho de mais um recorde de público.

2019-08-07 09:03

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo completa 82 anos e está a caminho de mais um recorde de público.

No primeiro semestre deste ano foram registadas 46.832 visitas, mais 5.069 que em igual período de 2018, ao Museu e ao Navio-Museu Santo André.

A celebração do 82.º aniversário conta com dia de entrada gratuita no MMI e uma programação especial.

Às 10h30 há visita especial às Reservas, área reservada do Museu onde se podem ver objetos, artefactos e obras de arte que não fazem parte das exposições permanentes, como por exemplo, a coleção de miniaturas de embarcações e as primeiras peças que integraram o espólio do Museu.

Ainda de manhã, às 11h00 inicia-se uma visita guiada completa ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Aquário dos Bacalhaus.

Para a tarde, às 15h30, está marcada a visita Mergulhador Por Um Dia, que revela as particularidades desta profissão decisiva no funcionamento do Aquário dos Bacalhaus.

O mergulhador mostra as diferentes partes do seu equipamento, explica como funciona o Aquário, quais as técnicas de mergulho e como se realiza a alimentação dos bacalhaus, para além de muitas curiosidades sobre este peixe. No final, os participantes assistem à alimentação dos bacalhaus.

A programação do aniversário do Museu Marítimo prolonga-se de 8 a 11 de agosto, integrando, este ano, o Navio-Museu Santo André, aproveitando o contexto do Festival do Bacalhau com transporte público gratuito, que fará a ligação entre as praias do Município de Ílhavo, o Navio-Museu Santo André e o Museu Marítimo de Ílhavo.

Durante estes quatro dias, o autocarro sai do Farol da Barra, às 10h00 e às 14h30, com passagem pela Costa Nova (Posto de Turismo) e pelo Navio-Museu Santo André/Festival do Bacalhau, terminando no Museu Marítimo de Ílhavo. O percurso inverso, de regresso do Museu às praias, realiza-se às 12h00 e às 16h30. No dia 11 de agosto, o percurso é realizado apenas no período da tarde.

A 11 de agosto, a entrada volta a ser gratuita, visto que o segundo domingo de cada mês é dia aberto em ambos os espaços.