Museu de Santa Joana acolhe instalação artística que relaciona Museu e Sé

2016-09-03 09:53

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Santa Joana acolhe uma Instalação artística de Ricardo Chaves Hernández durante o mês de setembro. Ricardo Chaves Hernández é arquiteto e professor bolseiro da Universidad da Costa Rica e é mestrando do Mestrado em Criação Artística Contemporânea do Departamento de Arte da Universidade de Aveiro.

Recentemente fez uma doação ao Museu da Cidade de uma fotografia do perfil urbano do Canal de São Roque realizado para a disciplina Estudos de Fotografia do Mestrado.

A relação entre os conventos dominicanos aveirenses de N.ª Sr.ª da Misericórdia (hoje a Sé) e o do Santo Nome de Jesus, hoje o museu, foi até ao século XIX, muito estreita. Este projeto parte desta premissa procurando relacionar de novo os dois conventos, trazendo à memória do cidadão a origem histórica e religiosa destas instituições.

 

Através de um sistema baseado no esquema ótico dos periscópios, Ricardo Chávez idealizou uma instalação onde “o visitante consegue visualizar - em tempo real - a Sé de Aveiro a partir do interior do Museu de Santa Joana”, recuperando uma ligação multi-secular.

O projecto pretende ainda “responder a questões colocadas na investigação da dissertação relacionadas com ditados na atmosfera do espaço arquitectónico que, ao serem revelados, abrem processos para produções artísticas de e para o espaço, especificamente do pátio do campanário da igreja conventual”.

A instalação poderá ser apreciada de terça a domingo das 10.00 às 18.00 horas. Tem entrada livre.