Museu da Vista Alegre com oficinas e palestras sobre ilustração.

2017-05-26 18:45

Categoria: 

Concelho: 

O Museu da Vista Alegre promove oficinas e conversas sobre ilustração O fim de semana promete conversas com autores portugueses. Esta programação é complementar às duas exposições temporárias dedicadas à ilustração, que inauguraram no dia 7 de maio, e que podem ser visitadas até 30 de setembro.

O Museu terá uma oficina de Ilustração em Porcelana, “Outro modo de ilustrar”, composta por três sessões, em que três dos melhores ilustradores nacionais vão ensinar a aplicar as técnicas de desenho a um material tão nobre e específico como a porcelana.

Duas sessões serão realizadas no dia 27 de maio, com orientação de Marta Madureira (11h às 13h) e Bernardo P. Carvalho (15h às 17h) e, no dia 28 de maio, Teresa Lima será a responsável pela última sessão.

Na sessão “Outro modo de ler - Conversas Ilustradas”, que irá decorrer no sábado, às 18h, tendo entrada livre, vão-se abordar quantas possibilidades cabem num desenho.

Marta Madureira, Bernardo P. Carvalho e Teresa Lima, vão falar sobre inspiração, arte e técnica num encontro que ensina a ver e a desenhar. Adélia Carvalho e Luís Ferreira serão os moderadores deste debate.

No dia 28 de maio, às 16h será feita a apresentação do livro Voltemos à Escola no “Conversas Letradas”. Esta sessão é dedicada a professores, leitores ou encarregados de educação. O protagonista será Paulo M. Morais, romancista e autor de uma obra sobre educação, e Rui Couceiro (Editor Executivo da Bertrand Editora) será o moderador.

“Voltemos à Escola” parte do caso único da mundialmente famosa Escola da Ponte, para motivar à reflexão em torno do sistema de ensino.