Museu Arte Nova acolhe peças do joalheiro Marian Nacu.

2016-07-05 09:50

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa e o Museu da Cidade de Aveiro organizam, na sala de exposições temporárias do “Museu Arte Nova”, a exposição “Prata e gemas” do joalheiro romeno Marian Nacu. É a terceira exposição de Marian Nacu em Portugal, depois das exposições do Museu das Artes Decorativas Portuguesas de Lisboa, em 2014, e da sede do ICR Lisboa, em 2015. As 114 peças da exposição serão apresentadas ao público até ao dia 28 de agosto. O artista é reconhecido pela permanente busca pela “forma e pela estética”.

Marian Nacu tirou os cursos do Instituto de Artes Plásticas “Nicolae Grigorescu” de Bucareste, em 1978, na turma orientada pelo mestre Nicolae Adam (geração “Metal”). Entre 1983 e 2014 teve 20 exposições pessoais na Roménia. A partir de 1983 participou em todos os Salões Nacionais e os Salões de Artes Decorativas da União dos Artistas Plásticos da Roménia, tendo recebido numerosos prémios em reconhecimento da sua excelência artística.

A partir de 1985 marca presença e recebe prémios em salões internacionais e após 1991 teve várias exposições pessoais em França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Líbano, Rússia, Bélgica, Áustria.

As suas obras foram exibidas em desfiles de moda (em colaboração com a estilista romena Doina Levința) mas também em inúmeras apresentações exclusivistas de joalharia no meio diplomático, de negócios ou privado.

Criou joias para os filmes “Drácula” e “François Villon” realizados na Roménia, bem como troféus para vários concursos nacionais. Restaurou duas igrejas na República da Moldávia. Em 2004 foi outorgada a Marian Nacu a Ordem de Mérito Cultural, grau de Cavaleiro, pelo Presidente da Roménia, em sinal de apreço por toda a sua atividade.