Murtosa: Torreira recebe exposição de miniaturas de embarcações tradicionais, no Estaleiro-Museu do Monte Branco.

2023-03-11 19:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebe, a partir deste domingo e até 30 de abril, uma exposição de miniaturas de embarcações tradicionais do artesão Murtoseiro Henrique Brandão.

A mostra, que será inaugurada, oficialmente, pelas 16H00, abre o ciclo de exposições de artesãos, promovido pelo Município da Murtosa, naquele espaço museológico ao longo do ano de 2023.

Henrique Manuel Caravela Brandão Miranda, nasceu a 02 de abril de 1965, na Torreira, o quarto de uma família de nove irmãos.

Fez o seu percurso escolar na Torreira, concluindo a 4ª classe com o exame feito na Escola de Pardelhas. Mais tarde, já adulto, concluiu o 6º ano, na Torreira.

Filho de pescadores, aos 14 anos começou a trabalhar na Ria de Aveiro, na arte de pesca do Chinchorro. Chegado à maioridade, rumou à pesca longínqua, na safra do Bacalhau.

Depois de 8 anos de mar, voltou para a sua Ria.

Fez um interregno para trabalhar numa empresa de montagem e manutenção de caminhos de ferro, antes de regressar definitivamente à pesca lagunar, para se dedicar à apanha de bivalves e choco.

A Ria e as Embarcações Tradicionais fizeram sempre parte da sua vida.

O gosto pelas miniaturas de barcos foi despertado ao contactar com os belos trabalhos do artesão Frutuoso Cunha.

Começou, aos poucos, sozinho, a construir pequenas embarcações, atividade que foi aprimorando e que passou a ser a sua ocupação nos tempos livres.

Moliceiros, barcos de mar, bateiras, chinchorros e caçadeiras são algumas das embarcações, criadas, com mestria, pelo artesão Henrique Brandão, que realiza, no Estaleiro-Museu do Monte Branco a sua primeira exposição.