Murtosa: Obra de Mestre José de Oliveira (pintor da ria) retratada em livro.

2019-07-30 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A programação da Semana do Emigrante agendou para a próxima sexta-feira, dia 2 de agosto, pelas 21H30, a sessão de apresentação do livro “Memórias – 30 anos a pintar a Ria”, que homenageia as três décadas de atividade criativa do Mestre José de Oliveira.

A obra, editada pelo Município da Murtosa, teve a coordenação da investigadora Etelvina Almeida e reúne, pela primeira vez em livro, o espólio documental detido pelo Mestre José de Oliveira que, desde 1989, registou em fotografia mais de 600 painéis de barcos moliceiros por si pintados.

Desta forma, “Memórias – 30 anos a Pintar a Ria” apresenta-se como gesto de homenagem e reconhecimento do Município da Murtosa pelo percurso criativo do Mestre José de Oliveira e, simultaneamente, como um repositório documental desta arte indelevelmente associada aquele que é o ex-libris da Ria de Aveiro.

Nesta obra se apresenta um manancial de “telas flutuantes” - os painéis dos barcos moliceiros da sua autoria e por ele fotografados, preservados em suporte de papel, ao longo de 30 anos (1989-2019).

São documentos fotográficos e históricos de um longo período da sua vida a “pintar a Ria”, e que muito nos transmitem sobre o passado e identidade da região.