Mostra de Robertos e Marionetas anima CC da Gafanha da Nazaré.

2016-02-20 11:55

Categoria: 

Concelho: 

A terceira edição da Mostra de Robertos e Marionetas tem início marcado para este sábado, às 21h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, com a inauguração de uma exposição que é uma viagem pelo mundo das Marionetas. No piso zero apresenta-se a marioneta contemporânea, com visões modernas de ‘Um Novo Lugar’ (instalação com marioneta e projeção vídeo). A jornada continua com visualidades de universos fantásticos, passando gradualmente a ambientes mais clássicos.

Já no piso um, a viagem prossegue  com as marionetas europeias, como o ‘Pulcinella’ (de Itália), o Mr. Punch (de Inglaterra) e o ‘Guignol’ (de França). De destacar, também, os conteúdos ligados a uma nova produção intitulada ‘A Bateira de Calatró’ - uma homenagem às gentes de Ílhavo, num espetáculo a estrear em 2017. O percurso termina com um registo audiovisual da arte do Teatro Dom Roberto, realizada pelo póstumo mestre João Paulo Seara Cardoso (1956-2010). Na mesma noite, às 22h00, a Lafontana Formas Animadas apresenta o espetáculo  de marionetas “Peregrinação”.

Até 24 de março a III Mostra de Robertos e Marionetas engloba um conjunto de ações que vão desde os espetáculos à formação, assumindo, este ano, um caráter mais internacional. Além de uma viagem ao imaginário português, apresentam-se espetáculos de companhias provenientes de Inglaterra e da Ucrânia, bem como um singular atelier de Teatro de Sombras Japonesas, por Beniko Tanaka, do Japão.

Destaque, ainda, para a estreia nacional de dois espetáculos das Marionetas da Feira. Em 2016, a exposição terá particular importância pela apresentação do projeto de criação inspirada nas gentes de Ílhavo, que será estreado na quarta edição da Mostra, em 2017.

Na noite da inauguração da exposição de Robertos e Marionetas, este sábado, às 22h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, será apresentado o espetáculo “Peregrinação”.