Mostra de Marionetas regressa este fim de semana ao CC da Gafanha.

2016-03-03 11:58

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebe, este sábado, mais um espetáculo internacional de marionetas, desta feita proveniente da Ucrânia. “The Duckling” é a história de Timothy, um pato travesso, que não deixa a amiga Alenka dormir. Estão a brincar. A raposa manhosa raptou Timothy. Alenka pede ajuda ao ouriço e às crianças para a ajudarem a salvar o amigo. As crianças ajudam as personagens em diferentes jogos para salvar Timothy, ajudar o ouriço a regressar a casa e reeducar a raposa.

A peça "The Duckling" foi escrita por Nina Gernet, em 1935, por encomenda de Sergey Obraztsov (na altura, diretor do State Central Puppet Theatre, em Moscovo). Foi a primeira peça profissional para crianças na União Soviética, criada sob o princípio de jogo para crianças. Neste espetáculo mantém-se o princípio de jogo, conversa-se e joga-se com a plateia, mas claro que é tudo muito mais moderno - marionetas, set design e música.

 A Mostra de Robertos e Marionetas contempla, nesta edição, um Atelier de Teatro de Sombras Japonesas, orientado por Beniko Tanaka, proveniente do Japão.

Nesta formação, que começa esta quinta, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, propõem-se “Uma viagem fantástica pelo mundo das sombras” - Do desenho à marioneta. A partir de um desenho da autoria de cada participante ensina-se como criar uma marioneta para teatro de sombra.

A formação decorre das 19h00 às 22h00, com a componente de Desenho, um treino para realização dos personagens a partir da imaginação da cada aluno em desenho. Os alunos vão aprender que linhas respeitar para cortar e quais não cortar para marionetas de sombras. Será preciso pensar nas articulações para os movimentos.

A formação continua no dia seguinte, 4 de março, no mesmo horário, passando-se para a lição Marioneta em Ação, na qual, a partir de um conto, os participantes criam as suas marionetas de silhueta, iniciam a ação que tem o movimento em particular e aprendem a manipular a marioneta.

No último dia, a 5 de março, das 10h00 às 13h00, passa-se para a lição Conto em Movimento, na qual é trabalhada a narração e música para fazer um mini teatro em grupo.