Milha: Manel Cruz é convidado na festa da música e dos músicos de Ílhavo.

2023-09-29 08:19

Categoria: 

Concelho: 

A Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo - regressa de 20 a 22 de outubro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, com mais de uma dezena de propostas promovidas pelo Município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.

Nesta sétima edição, oito projetos inscritos na PRAIA, plataforma de artistas ilhavenses, integrada no programa de apoio à produção local do 23 Milhas, foram desafiados a trabalhar em duplas, tendo apresentado o primeiro resultado dessa colaboração no festival Rádio Faneca e, agora na Milha, as versões que fizeram dos temas uns dos outros ou as músicas que criaram de raiz, no caso de algumas duplas.

Atuam Cláudio da Paula e Paula Cirino, António Justiça e Rui Pereira, Henrique Vilão e Satha Lovek e Equinócio e Wine on the Carpet.

A Companhia Jovem de Dança de Ílhavo, dirigida por Luiz Antunes, manteve a parceria com as escolas de dança locais, IP Arabesque, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Fulldance Studio, mas abriu pela primeira audição para a sua quarta criação “AAAAHHHH!!!! - Exercício para a desobediência” - com a direção artística de Joana Castro e a música original de Diogo Sarabando, a partir do tema da desobediência.

A Orquestra do Mar volta ao palco para tocar o disco Por este rio acima, de Fausto Bordalo Dias, com os Lavoisier, em resposta a um desafio do 23 Milhas aos jovens das escolas de música do Município de Ílhavo, feito inicialmente para o festival Mareato, para interpretarem discos emblemáticos da música portuguesa.

Na primeira noite da Milha, Manel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta, que escreveu grande parte das músicas do primeiro disco da banda na casa de férias de Jorge Cruz (Diabo na Cruz), na Gafanha da Encarnação, apresenta-se a solo com alguns dos temas de Ornatos Violeta e outros a solo.

Na mesma noite, o ilhavense Dj Roger apresenta a sua seleção de canções de rock and roll, funk e soul.

No último dia da Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo o rapper Vaskid e o coletivo Ligação Frontal mostram uma parte do resultado do seu trabalho com xullaji no estúdio nómada criado pelo artista durante algumas semanas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.