“Miguel Valente Quarteto” conquistou dois prémios na 1ª edição do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.

2021-09-13 17:40

Categoria: 

Concelho: 

“Miguel Valente Quarteto” conquistou dois prémios na 1ª edição do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (UA), criado no âmbito do Campus Jazz – Festival Internacional de Jazz da UA.

Venceu o Prémio Melhor Ensemble e o Prémio Melhor Composição Original.

O Prémio Melhor Arranjo Original foi atribuído ao ensemble “Forget about Mars”. Houve ainda menções honrosas para as composições dos ensembles “Forget about Mars” e “Marta Rodrigues Quinteto”.

O prémio maior deste concurso, Prémio Melhor Ensemble, foi atribuído a “Miguel Valente Quarteto”, coletivo que mereceu ainda o Prémio Melhor Composição Original, pelo tema “The Salvation”. Este ensemble é constituído por Miguel Valente (saxofone), Julia Perminova (piano), Josef Zeimetz (contrabaixo) e Luís Possollo (bateria).

O Prémio Melhor Arranjo Original coube ao ensemble “Forget about Mars”, com o tema “A Day in Life”. O coletivo integra Débora King (piano), Sara Afonso (voz), Diogo Aléxis (contrabaixo) e Samuel Dias (bateria).

O ensemble vencedor recebe mil e quinhentos euros e a possibilidade de realizar um concerto a integrar no programa da próxima edição do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro.

Os prémios de Melhor Composição Original e de Melhor Arranjo Original têm o valor pecuniário de quinhentos euros cada, atribuídos pela Universidade de Aveiro.

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas às composições dos ensembles “Forget about Mars” e “Marta Rodrigues Quinteto”. O ensemble “Marta Rodrigues Quinteto” é constituído por Marta Rodrigues (voz), Duarte Ventura (vibrafone), Luís Lélis (piano), Gonçalo Naia (contrabaixo) e João Sousa (bateria).

As apresentações públicas da fase de seleção final do Concurso Internacional de Jazz da UA decorreram ao longo dos dias 9 e 10 de setembro, no Auditório do CCCI, no Departamento de Comunicação e Arte.

O júri desta primeira edição do concurso foi constituído por cinco personalidades destacadas do meio académico e artístico da área do jazz, nomeadamente, Jorge Castro Ribeiro (presidente do júri), Ana Paula Sousa, Joana Espadinha, João Mortágua e Paulo Perfeito.

Este júri avaliou a prestação de sete ensembles que participaram nas sessões públicas e atribuiu os prémios contemplados em regulamento.

O Concurso Internacional de Jazz da UA foi criado no âmbito do Campus Jazz – Festival Internacional de Jazz da UA – com o objetivo de promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico. A adesão revelada pelo número de participantes, bem como a qualidade dos grupos e temas apresentados a concurso leva a organização da iniciativa a avaliar muito positivamente esta primeira edição do concurso.

O resultado foi “muito positivo e surpreendente”, considerou Jorge Castro Ribeiro, presidente do júri do Concurso.

Também professor do DeCA, Jorge Castro Ribeiro explicou ainda que foram recebidas 11 candidaturas, “número superior ao que seria expectável para uma primeira edição, todas elas com qualidade artística suficiente para concorrer, embora tivesse sido necessário excluir algumas através da avaliação do júri”.

A sessão pública de entrega de prémios, que estava agendada para 11 de setembro, logo antes do concerto de encerramento do Campus Jazz, foi adiada para data a anunciar em face do luto nacional decretado pelo falecimento do ex-Presidente da Repúblicas Jorge Sampaio, que implica o cancelamento ou adiamento dos eventos organizados ou promovidos por entidades ligadas ao Estado.

A nova data será oportunidade divulgada.

 

Texto e foto: UA