"Mário Duarte contribuiu para a democratização da sociedade aveirense" - Manuel Alegre.

2019-04-08 10:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação de Futebol de Aveiro assinalou, este domingo, os 150 anos do nascimento de Mário Duarte, figura que dinamizou o futebol na região e que foi o primeiro presidente da AFA.

A Câmara de Aveiro enfatiza a migração do nome do antigo estádio para o novo. Apesar de pouco utilizada, a designação correta é Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte” e assim será depois da demolição do antigo estádio Mário Duarte.

Manuel Alegre, neto de Mário Duarte, esteve no sábado na apresentação do livro que retrata 95 anos de história da AFA, e considerou o seu avô figura marcante do desporto nacional.

Diz mesmo que deu centralidade a Aveiro no fenómeno desportivo funcionando como “divulgador e introdutor” de várias modalidades no país (com áudio).

A jornalista Cláudia Oliveira investigou a história da AFA, leu atas e documentos oficiais para concluir que a história é rica e feita de altos e baixos tal como em todas as instituições.

O livro comemorativo “A caminho dos 100 anos” conta histórias do passado e revela o carácter pioneiro da AFA em questões como o fair play (com áudio).