“Marias da Sé”, do cineasta português Filipe Martins, vence Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga.

2019-06-04 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O filme “Marias da Sé” do cineasta português Filipe Martins acaba de ser distinguido com o Prémio Longa Metragem na 3ª edição do “PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”.

O Júri atribuiu o Prémio Curta Metragem de Ficção ao filme “Want Me”, de Biche de Ville (Bélgica), e o Prémio Curta Metragem Portuguesa ao filme “California”, de Nuno Baltazar, bem como Prémio Melhor Filme Experimental “The Note”, de Siavash Eydani (Irão).

No campo do documentário o prémio para a melhor longa metragem foi para o filme “Meerim”, de Maria Lyass (Quirguistão), e o prémio curta metragem para “In manus tuas”, de Milana Majar (Bosnia e Herzegovina).

O Prémio Animação foi para “Rainy Recollection”, de Masoud Ghodsieh (Irão).

Para além destes prémios, o Júri decidiu atribuir ainda Menções Especiais. Destaque para a Menção Especial Curta Metragem Ficção Portuguesa à obra “Antes que a noite venha - Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão (Portugal).

O júri internacional, que atribuiu prémios foi constituído pelos cineastas Antonio del Rivero Herrera (México), Francisco Ávila (Portugal),  Gustavo dos Santos (Portugal), João Católico (Portugal), Luís Santos (Portugal), Manuel Paula Dias (Portugal), Moghadaseh Rouhi (Irão), Nuno Caeiro (Portugal), Rui Nunes (Portugal), Sérgio Faisca (Portugal) e Vijitha Gunarathne (Sri Lanka).

Tendo reunido 54 filmes em competição, vindos de 28 países de uma seleção de 1857 filmes, este evento teve o seu início na passada quinta-feira dia 30 de maio, com uma homenagem póstuma a Helena Ramos, em cerimónia que decorreu no Centro de Artes e do Espetáculo, contando com a presença de muitos convidados, família e entidades oficiais.

O Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga é uma organização da Câmara Municipal.