Manuel Alegre oferece diplomas ao Município de Águeda.

2018-08-21 14:41

Categoria: 

Concelho: 

Manuel Alegre ofereceu dois diplomas ao Município de Águeda. O poeta e escritor aguedense, reconhecido também pela intervenção política, tem 24 livros publicados.

O seu percurso poético tem sido distinguido por inúmeros prémios literários, condecorações, medalhas e outras distinções nacionais e internacionais, incluindo a Medalha de Ouro da Cidade de Águeda.

Em 2017, foi galardoado com o maior prémio literário da língua portuguesa, o Prémio Camões e é o único português com o Doutoramento Honoris Causa em Línguas e Literaturas Modernas Europeias e Americanas, atribuído pela Universidade de Pádua em Itália, também em 2017.

Num gesto simbólico de profunda amizade à sua terra, ofereceu esses diplomas ao Município de Águeda, numa cerimónia privada que decorreu nas instalações da Câmara.

Estiveram presentes Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, Vice-Presidente, Mafalda Maria, esposa de Manuel Alegre, Rui Breda, amigo do escritor e Gil Nadais, antigo Presidente do Município de Águeda.

“Como sou de Águeda, queria entregar a Águeda e a Câmara Municipal através do Sr. Presidente estes diplomas. Fazia sentido porque fazem menção a Águeda” disse Manuel Alegre.

Na oportunidade, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, referiu, “um gesto muito significativo, de uma pessoa que não se esquece de cantar e escrever Águeda nos seus versos e poemas. É um sinal de grandeza para a nossa terra e agradeço em nome de todos os aguedenses.”

Os diplomas irão ficar em especial destaque na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, onde também é possível consultar as obras do autor.