Madina apresenta exposição de pintura em Aveiro.

2017-05-26 10:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Sorrisos de Malabar” é o título da exposição de pintura que conta histórias verdadeiras de pessoas da Costa do Malabar. Madina Ziganshina, artista de Aveiro, expõe na galeria Morgados da Pedricosa (Associação AveiroArte) 25 retratos, em técnica de pintura em carvão, feitos na sua recente viagem de 3 meses pela Índia.

Durante esse tempo a artista residiu numa aldeia do sul da Índia, chamada Vengara. Madina teve a rara oportunidade de conviver com a comunidade local, conhecer as suas tradições e rotinas e recolher as suas histórias.

Esta experiência exótica inspirou uma série de retratos intitulada “Sorrisos de Malabar”. A exposição, além de mostra artística, é um projeto antropológico. Todas as pessoas retratadas revelam o seu melhor sorriso e, junto com as pinturas, é possível ler as histórias dos modelos, tão diferentes para visão europeia, e assim conhece-los um pouco.

Ao contrário das outras exposições, a artista não pretende vender as obras, mas convida os aveirenses a visitarem e partilharem as impressões e emoções da sua longa viagem.

A exposição vai ser inaugurada esta sexta-feira, às 17h, na galeria Morgados da Pedricosa (AveiroArte), e estará patente durante três semanas.

foto: Varun Aduthila